Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
12/08/2020 às 16h36

Política

Gaspar discute parceria com Sistema S para educação profissionalizante

Objetivo foi abrir diálogo para universalização da alfabetização de adolescentes e jovens adultos

Divulgação

O ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar, se reuniu hoje pela manhã com representantes do Sistema S, na sede da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio). Durante o encontro, o presidente da entidade, José Gilton Lima; a diretora do Senac, Thelma Ribeiro e a diretora do Sesc, Maria Ivanilda da Silva discutiram com Gaspar e com o vereador Chico Filho, integrante da Frente Parlamentar do Comércio Municipal, uma possível parceria entre o sistema e o poder público com foco na educação profissionalizante, em Maceió. O superintendente administrativo da Fecomércio, Allan Souza, também participou da reunião.

“O Sistema S promove com suas ações no âmbito da educação profissionalizante uma transformação social que pode ser amplificada numa convergência com o poder público. Com essa integração, além da universalização da alfabetização de adolescentes e jovens adultos, podemos propiciar uma nova profissão, ampliando suas chances no mercado de trabalho”, afirmou Alfredo Gaspar.

Quando procurador-geral de Justiça, ele teve uma experiência prática desse tipo de parceria. “Numa ação junto ao Senac, em Arapiraca, ofertamos cursos profissionalizantes para jovens em situação de vulnerabilidade e que também cumpriam medidas socioeducativas que, com capacitação profissional, tiveram a chance de ter suas realidades transformadas”, explicou.

O presidente da Fecomércio, José Gilton, fez questão de contar um pouco de sua própria trajetória como empreendedor, que teve início na juventude a partir de um curso do Senai. “Comecei a entender muito cedo a importância do Sistema S, assim como as parcerias com os municípios, e posso garantir que estamos abertos para apoiar no desenvolvimento das cidades alagoanas, com capacitação técnica e profissionalizante”, garantiu.

Para a diretora do Senac, Thelma Ribeiro, a parceria com a secretaria municipal de educação seria uma oportunidade de levar cursos profissionalizantes ao programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Transformar pela educação, através de uma prática mais humana, inovadora e possibilitar uma inserção no mercado de trabalho, seja através do empreendedorismo ou na capacitação profissional”, afirmou. Os alunos da primeira fase do EJA, de acordo com a diretora, poderiam ter uma formação mais voltada para o empreendedorismo e, numa segunda fase, capacitação profissional na própria escola, no contraturno.

O vereador Chico Filho destacou que já existe um anseio da população pelos cursos profissionalizantes agregados ao processo de alfabetização. “Uma parceria com o Sistema S pode possibilitar novos horizontes e evitar a evasão escolar destes alunos, vale salientar que já existe uma participação da Fecomércio em várias discussões importantes no município”, destacou o vereador.

A diretora do Sesc, Maria Ivanilda da Silva, explicou que a entidade também oferece oportunidades nas áreas de saúde, lazer e cultura aos comerciários. “Para o segmento, temos serviços gratuitos ou a baixos custos e isso ajuda a desafogar o sistema público de saúde, a exemplo de exames como mamografia e citologia. Também temos o anseio de atender as comunidades carentes, o que poderia ser viabilizado numa futura parceria com o município”, assegurou.

Alfredo Gaspar finalizou a reunião agradecendo a oportunidade do diálogo com o setor que, segundo ele, tem uma importância fundamental no atual momento de crise. “Essa pandemia trouxe grandes desafios para todos nós, mas tenho certeza que o Sistema S está preparado para ajudar o poder público a superar esse momento difícil e contribuir na geração de emprego e renda, para dessa forma continuar transformando a vida das pessoas para melhor”, concluiu. 


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]