Dólar com. 5.0081
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
12/08/2020 às 10h12

Política

De Bolsa Atleta a projeto que transforma exercício físico em prática essencial, live do Podemos conversou sobre importância do esporte

Pré-candidatos a vereador, Eduardo Canuto e Lucas Costta conversaram com o presidente do Podemos Alagoas, Tacio Melo, apresentaram seus projetos e falaram das dificuldades que enfrentam os atletas do desporto e do paradesporto

Divulgação

A live do Podemos Alagoas, “Podemos Conversar?”, tratou da importância do esporte nesta terça-feira (11). Os convidados foram os pré-candidatos a vereador por Maceió, Eduardo Canuto e Lucas Costta.

O presidente do Podemos Alagoas e pré-candidato a vice-prefeito da capital, Tácio Melo, mediou a live que tratou desde o cancelamento do bolsa atleta,  até o projeto de Eduardo Canuto, que transforma a prática do exercício físico como essencial para a população de Maceió. 

Canuto, que sempre foi atleta e chegou a ser campeão mundial de full contact, falou que compreende o esporte como um instrumento muito plural. “Ele é importante para o rendimento, ele é importante para a questão da educação, para o desenvolvimento cognitivo, para segurança. Quando vejo a possibilidade de um partido discutir isso, já me deixa muito feliz”.

O pré-candidato e atual vereador Eduardo Canuto contou um pouco sobre o seu projeto, que transforma a prática do exercício físico em atividade essencial, algo extremamente necessário nestes tempos de pandemia. “A partir de 90 dias sem exercício físico, você já diminui a sua imunidade. Principalmente para as pessoas que são idosas, atletas, com deficiência, a atividade física é necessária. As academias, com atividade física individual, respeitando os protocolos sanitários, percebemos que era sim, essencial o retorno”, contou. 

“Foi um projeto muito bem recebido, chancelado pelo Conselho dos Profissionais de Educação Física (Cref19) e apresentamos ontem (segunda) e hoje já recebi dezenas de mensagens de outros vereadores de vários municípios pelo Brasil, incluindo capitais, pois criamos um instrumento pioneiro em nosso país”, disse Canuto durante a transmissão. 

Lucas Costta, também pré-candidato a vereador, falou como é necessário o investimento no desporto e no paradesporto, principalmente. “Acredito que hoje vivemos um momento de revés. O Brasil já vinha sofrendo com uma falta de apoio para o paradesporto, como é a vida toda. E a gente anda na contramão, porquê nas últimas olimpíadas a gente foi muito superior ao desporto convencional, com muito mais medalhas, melhor classificação geral, e o que a gente está vivendo agora? Semana passada nos deparamos com o corte em toda a bolsa atleta nacional. Só no Brasil, mais de 8 mil atletas dependem exclusivamente do programa. Além disso a pandemia agrava totalmente a vida do paraatleta, porquê a pessoa com deficiência para mobilidade, para fazer uma adaptação para treinar em casa, na rua já é muito complicado, nem toda academia é adaptada, nem todo profissional quer trabalhar (com pessoas com deficiência)”.

Como vereador, Lucas pretende criar um núcleo de apoio ao paradesporto. “Eu acredito que o nosso foco deve ser dar o mínimo de profissionalismo ao esporte amador, não só o convencional, mas principalmente ao paradesporto. Chegar para um paraatleta hoje e querer e exigir dele uma preparação física perfeita para um campeonato, quando muitas vezes ele não tem comida, não tem transporte, nem acompanhamento psicológico”.

O presidente do Podemos Alagoas, Tacio Melo, contou que a participação dos pré-candidatos do Podemos nas transmissões ao vivo melhoram a comunicação entre os filiados e a população. “Eu tenho a honra de conhecer esses dois grandes homens, mas o maceioense também precisa conhecê-los mais, conhecer seus projetos. O Eduardo e o Lucas têm grandes ideias para melhorar a vida do nosso povo e me orgulho de tê-los nos quadros do Podemos Alagoas”.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]