Dólar com. 5.2864
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Setur divulga lista de municípios validados no Mapa do Turismo Brasileiro
26/06/2020 às 07h00

Política

Projeto de lei da deputada Cibele Moura torna obrigatório funcionamento do Hemoal em feriados e fins de semana

Matéria foi protocolada na ALE nesta quinta-feira, segue para análise das comissões e depois à votação em plenário

Divulgação

Projeto de lei da deputada estadual Cibele Moura (PSDB) torna obrigatório no Estado o funcionamento de todas as unidades responsáveis pela coleta e doação de sangue que compõem o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em dias não úteis, como finais de semana, feriados e afins. A matéria foi protocolada nesta quinta-feira (25) na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), passará pelas comissões da Casa, até ir a plenário para apreciação e votação dos deputados.

De acordo com o PL, caberá ao Poder Executivo regulamentar a carga horária e dispor sobre a distribuição do quadro de funcionários das unidades do Hemoal. 

Na justificativa da matéria, Cibele chama a atenção para o direito à vida e à saúde, que constituem garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros, as quais foram consagradas com o advento da Constituição Federal de 1988. "É papel do poder público, através dos poderes Legislativa, Executivo e Judiciário, não só resguardar as disposições da Carta Magna, mas produzir e controlar atos jurídicos e normativos para que tais disposições sejam verdadeiramente efetivadas", ela afirma. 

Destaca ainda a deputada que "sempre houve a necessidade pela coleta, armazenamento e pela doação de sangue para aqueles pacientes que mais necessitam, razão pela qual o Governo do Estado sempre atuou na realização e campanhas publicitárias com o cunho de conscientizar e incentivar a população alagoana a realizar a doação".

Cibele diz ainda que com a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social, os estoques, que já eram precários, se tornaram ainda mais críticos. A deputada ressalta que segundo informações veiculadas pela imprensa alagoana, atualmente os estoques equivalem a somente 29% da sua capacidade total. 

Nessa quarta-feira, a deputada denunciou que foi informada por pessoas que estiveram no Hemoal para doar sangue mas não conseguiram, porque a unidade estava fechada em plena pandemia. Hoje, a parlamentar voltou a cobrar, durante a sessão, na ALE, uma solução por parte do Poder Executivo para o problema, que ela considera grave. 

"No meio de uma pandemia, que atinge o mundo, eu tive a surpresa e a infelicidade de saber que as pessoas que teriam ido doar sangue no Hemoal ontem tiveram de voltar para as suas casas sem conseguir fazer a doação. Isso é muito grave, muito sério. Enquanto a gente tem pessoas morrendo, o Hemoal entrou em clima junino. São João é uma festa tradicional, importante para a cultura nordestina, mas o que não dá para aceitar é saber que os estoques de sangue em Alagoas estão baixos, e digo isso com base nas campanhas que são feitas em Alagoas e fora daqui, e ontem a do porta do Hemoal estava lotada, com gente pedindo para doar, tendo que voltar para casa", disse Cibele.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]