Dólar com. 5.1694
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
09/04/2020 às 18h30

Política

Aprovado projeto que permite repasse de fundos para o Tesouro paulista

Medida garante recursos para ações de combate ao coronavírus

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, em sessão virtual, o Projeto de Lei n° 174/2020, que possibilita a transferência dos saldos positivos de fundos estaduais de despesa, financiamento e investimento para a Conta Única do Tesouro paulista.

Segundo o presidente da Alesp, o deputado Cauê Macris, a medida, aprovada na quarta-feira (8), com 80 votos a favor, é importante para que o governo tenha dinheiro para as ações de combate ao covid-19.

"Caso o governo tenha dificuldade orçamentária, e isso é uma constante, que deve ocorrrer por causa da diminuição do pagamento de impostos, devido à redução das atividades econômicas,  temos uma alternativa de receita para o Estado".

De acordo com a Alesp, o capital adquirido por meio dos fundos poderá auxiliar nas despesas decorrentes da Lei Orçamentária Anual e ser empregado em compras de insumos, equipamentos de proteção individual (EPIs), contratações temporárias, testes para a população, instalação de hospitais de campanha e adequação das unidades de saúde já existentes.

O projeto também contempla o apoio à população de rua e alimentação para os estudantes da rede estadual durante o período em que as aulas estiverem suspensas. O estado também poderá ceder parte desses recursos para municípios e entidades filantrópicas.

A medida não vai onerar os fundos, uma vez que apenas o superávit será destinado ao Tesouro. O capital com finalidade comprometida não está incluso no projeto. O deputado Caio França (PSB) concordou que "são recursos que momentaneamente estavam parados e precisam ser usados de maneira emergencial no combate ao coronavírus".

Segundo projeto aprovado, caso o fundo necessite do excedente transferido, o valor deverá ser restituído em até trinta dias. Os recursos que não forem utilizados também irão retornar ao local de origem. O governo estadual será o responsável por prestar contas aos órgãos de controle.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]