Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/02/2020 às 17h05

Política

Vereadora propõe reavaliação das taxas cobradas a vendedores ambulantes

Divulgação

A vereadora Silvania Barbosa (PRTB) usou a Tribuna da Câmara de Maceió, na tarde desta quinta-feira (27), para pedir aos parlamentares da Casa de Mário Guimarães a reavaliação das taxas cobradas aos vendedores ambulantes da capital alagoana. A parlamentar enfatizou que acionará sua assessoria jurídica para estudar uma forma de mudar os valores.

Ela esclareceu que não é contra o ordenamento da cidade, nem à aplicação de multas para ambulantes que descumprirem as normas, mas aos valores cobrados nas apreensões que, conforme denunciou, muitas vezes ultrapassam o valor da mercadoria e dos carrinhos detidos. A vereadora citou alguns exemplos de ambulantes que a procuraram relatando não ter condições financeiras de recuperar as mercadorias apreendidas em razão dos valores elevados e também reclamou do tratamento dispensado a ela e aos ambulantes por integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Durante sua fala a parlamentar fez mea-culpa e reconheceu que o novo Código Tributário foi aprovado pela Câmara, mas esclareceu que os parlamentares não calculam as taxas e que quando o projeto foi votado - em regime de urgência - ficou acordado entre a bancada e o Executivo que os valores poderiam ser revistos no futuro. "Já tive oportunidade de presenciar na Secretaria, pessoas dizendo aos ambulantes que procurem os vereadores já que o Código foi aprovado pela Casa. Pois muito bem, faço mea-culpa, nós erramos ao aprovar o texto e se foi aprovado pela Casa vou buscar uma solução para ser desfeito também pela Casa".

A parlamentar foi aparteada pelo vereador Cleber Costa (PP) que, na oportunidade, lembrou que a matéria é de ordem tributária e que o projeto veio do Executivo. "Apesar de ter sido aprovado pela Câmara, o projeto é de ordem tributária, foi apresentado pelo Executivo e aprovado pela bancada. Pelo que descreveu a vereadora, entendo que está sendo cobrada uma dupla tributação. No meu entendimento isso é dupla cobrança. Sugiro que nós apresentemos uma emenda conjunta. É nossa obrigação moral solicitar ao Executivo que reveja essa situação. Do jeito que está parece que somos os carrascos, mas isso não é totalmente verdade.

A vereadora Ana Hora (PSD) também defendeu a proposta de Silvania em reavaliar as taxas e se dispôs e sentar com ela para trabalharem a questão juntas e apresentar uma solução à Casa. "Muito pertinente a fala da vereadora. Não temos que nos preocupar só com a nossa fala na tribuna, mas principalmente com o que aprovamos na Casa", ressaltou.

CÓDIGO

O Código Tributário Municipal (CTM) é a lei que rege toda a política tributária do município, portanto define as regras para cobrança de todas as taxas e impostos da cidade. O novo CTM está em vigor desde agosto de 2017, quando foi aprovado pela maioria da Casa, durante sessão extraordinária, sob regime de urgência. A época, o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede, ressaltou que o código passou por uma revisão completa e foi reconstruído de forma participativa.


Fonte: Dicom/CMM

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]