Dólar com. 5.1146
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/02/2020 às 14h00

Política

Presidente da AMA apresenta demandas no Ministério da Saúde

Divulgação

Acompanhada da presidente do Cosems Alagoas, Izabele Pereira, a presidente da AMA participou de reunião conjunta do Conasems, no Ministério da Saúde, para apresentar as demandas dos municípios e anunciou novidades para 2020. Segundo a presidente Pauline Pereira muitos programas serão implementados, como o previne Brasil, que é o novo modelo de financiamento de custeio da atenção primária que teve início na competência financeira em janeiro.

A AMA vai encaminhar a todos os gestores e profissionais da saúde material didático e orientações sobre as mudanças que entram em vigor este ano como a apresentação sobre o Novo Financiamento; Portaria 2979 de 12 de novembro de 2019 – Programa Previne Brasil; Portaria 3.222, de 10 de dezembro de 2019 – Indicadores do Pagamento por Desempenho;

Mês de março

Em março, a equipe do Ministério da Saúde estará na AMA para uma oficina técnica com secretários e técnicos. O novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde para garantir a universalidade do SUS. O foco é atender às necessidades e prioridades epidemiológicas, demográficas, socioeconômicas e espaciais, entre outras. Isso será estimulado por meio do componente de capitação ponderada, que considera as diferentes características da população cadastrada e as particularidades dos territórios, de acordo com a classificação geográfica do IBGE, assim proporcionando equidade na forma de transferência dos recursos aos municípios.

A proposta também visa melhorar a qualidade da APS na medida em que tem como um de seus pilares a valorização do trabalho das equipes e serviços para o alcance de resultados em saúde (componente pagamento por desempenho), além de incentivar avanços na capacidade instalada (informatização) e na qualidade da atenção (residências).

A presidente classificou como muito proveitosa a reunião e também solicitou ao ministério maior parceria entre a AMA e os diversos setores para garantir repasse de orientações de forma mais eficaz aos diversos atores dessa cadeia, contribuindo , assim, para manutenção da qualidade da saúde pública nos municípios.


Fonte: Ascom AMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]