Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
10/02/2020 às 15h00

Política

AMA celebra 40 anos de CNM pelo municipalismo e luta para melhorar a vida dos brasileiros

Confira a nota da Confederação Nacional de Municípios (CNM):

Hoje, 8 de fevereiro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) completa 40 anos consciente de que a sua principal missão é auxiliar os gestores municipais na difícil tarefa de melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida da população brasileira. É com esse foco que a CNM se organiza, sempre em parceria com prefeituras, entidades estaduais e microrregionais, para mobilizar e representar o movimento municipalista — buscando zelar pelo nosso principal objetivo que é o fortalecimento dos Municípios.

Por isso, esse momento de celebração é também uma oportunidade para agradecer a todos os parceiros que unem esforços em busca de conquistas efetivas para os Municípios. Nosso trabalho tem gerado ao longo desses anos muitos avanços nos pleitos municipais graças à união, colaboração e participação dos gestores que, na ponta, exercem o papel de ouvir as reivindicações da população e planejar politicas para atender os anseios dos cidadãos.

Afinal, os Municípios são responsáveis pelas medidas de interesse local, e prefeitos e vereadores exercem o papel de autoridade mais próximo do cidadão – é na figura deles que a população deposita suas expectativas de um futuro melhor. Por isso, atuamos também para qualificar e aprimorar esses gestores em eventos Brasil afora, por meio do CNM Qualifica.

Na comemoração de quatro décadas, a discussão por um novo Pacto Federativo que seja de fato justo aos Entes será uma marca. A CNM dialoga com o Congresso Nacional, o Judiciário e o governo federal para apresentar a realidade municipal e reivindicar mudanças que equilibrem obrigações e receitas. Sabemos o quanto a balança pesa mais em responsabilidades para as prefeituras sem que haja repasses suficientes para arcar com as despesas impostas.

Ao longo desses anos vivenciamos as mais diversas dificuldades enfrentadas pelos gestores locais, e ouvimos – felizes – relatos de como o trabalho da CNM é importante para que os Municípios se sintam verdadeiramente representados por uma entidade totalmente independente e apartidária. Com o lema “Municipalismo forte se faz com a participação de todos”, seguimos lutando para que, cada vez mais, a voz dos Municípios seja ouvida pelas autoridades federais.

Agradeço a cada municipalista, seja ele gestor municipal, presidente de entidades estaduais, microrregionais e consórcios, colaboradores ou cidadão. A todos que lutam constantemente pelo fortalecimento dos Municípios.

Presidente da CNM, Glademir Aroldi


Fonte: Ascom AMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]