Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/08/2019 às 12h26

Política

Promotoria de Justiça de Piaçabuçu recomenda a prefeito retirar todas propagandas de cunho pessoal espalhadas pela cidade

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) recomendou, nessa quinta-feira (22), ao prefeito de Piaçabuçu, que ele se abstenha de realizar qualquer ato que indique promoção pessoal em outdoors ou quaisquer outras formas semelhantes de divulgação pública no município. O chefe do Poder Executivo terá 10 dias para responder se vai acatar ou não a orientação dada pela Promotoria de Justiça da cidade.

No documento, o promotor de justiça Thiago Riff recomendou a imediata remoção de nomes, símbolos ou imagens que configurem promoção pessoal do gestor público ou de qualquer outro agente vinculado à Prefeitura de Piaçabuçu existentes em outdoor ou em qualquer outra forma semelhante de divulgação pública.

“A realização de atos que simbolizam o enaltecimento pessoal por parte do agente político é conduta atentatória aos princípios da impessoalidade, da moralidade e da legalidade, suficiente para configurar o ato de improbidade, previsto no artigo 11 da Lei 8.429/1992. Além disso, também já há jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça nesse mesmo sentido”, explicou Riff.

“Além disso, de acordo com o inciso 1º do artigo 37 da Constituição Federal, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo, nela, constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem uma propaganda direta de autoridades”, alertou o promotor de justiça.

Meio judicial

Também de acordo com Thiago Riff, a partir do recebimento da recomendação, o prefeito da cidade está ciente das providências que devem ser adotadas e, o seu descumprimento, vai configurar em omissão na adoção das medidas recomendadas, o que pode obrigar o Ministério Público a buscar todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis ao caso.

A Prefeitura de Piaçabuçu terá 10 dias úteis para informar à Promotoria de Justiça se acatará ou não a recomendação, apresentando, em qualquer hipótese de negativa, os seus respectivos fundamentos.


Fonte: Ascom MPE/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]