Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
19/08/2019 às 15h56

Política

Conab apresenta plano de modernização para investimentos no Programa de Aquisição de Alimentos

PAA oferece recursos para estimular a produção de agricultores familiares no estado

Com duas propostas, para impedir a escassez de recursos, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou um plano de reestruturação e modernização para ampliar os programas de abastecimento em todo o estado. Em reunião, nesta segunda-feira (19), o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, explicou que gestores passam por “um momento difícil e, por isso, o ideal é continuar unido com as bancadas para levar a estrutura que a Conab precisa. Esse programa gera muita renda e emprego para os municípios. Esse é o nosso compromisso”.

“Não podemos passar em branco. Nesse governo, que trouxe uma mudança no comportamento social, as instituições públicas estão passando por um contingenciamento de recursos, e nós também. A boa notícia é que continuamos em terceiro lugar no ranking de investimento do Programa de Aquisição de Alimentos em Alagoas, mas, até quando? Precisamos do apoio dos prefeitos para o PAA não morrer”, disse o Superintendente Regional da Conab, em Alagoas, Lourival Barbosa. Ele conta que, na semana passada, o Governo Federal liberou um investimento de mais de R$ 9 milhões para o Programa, que será estudado e aplicado em cada município.

No país, a Conab é responsável por quatro modalidades do programa, como a Compra com Doação Simultânea (CDS), Apoio à Formação de Estoques, Compra Direta da Agricultura Familiar e Aquisição de Sementes. Por causa do volume de recursos, o CDS precisa de um sistema para captar informações desde a formulação da Proposta de Participação até o acompanhamento das entregas dos produtos. Em 10 anos, desde 2009, a Conab investiu mais de R$ 429 milhões no Estado, mas, em 2018, sofreu uma redução de 50% das ações sociais em comparação aos anos passados. “Infelizmente, não possuímos recursos para oferecer a cada município, mas, através da modernização, iremos construir um novo momento, uma nova rodada para cada gestor”, explica o Setor de Apoio a Logística, Adriano Jorge.

No plano de modernização, construído pela sede nacional, a proposta de regionalização é considerada um retrocesso pelos técnicos da Companhia. Durante a reunião, duas alternativas foram apresentadas para evitar a escassez de recursos e a falta de atendimento aos prefeitos. Além da venda de ativos, e extinção de alguns quadros, “iremos oferecer emendas parlamentares para entregar investimentos destinados ao PAA direto a cada município, em uma média de 100 a 150 mil reais por local, e uma gestão juntos aos parlamentares para evitar a regionalização. Isso irá apoiar o agronegócio, mas sem relevar os desafios locais”, aponta o Gerente de Finanças e Administração da Conab, Railson Silva.

O presidente do Sintsep, Jogelson Veras, concorda com esse processo para fortalecer a companhia a nível estadual. “Temos que pontuar que as instituições do nosso país não podem ser precarizadas por essa mensagem que as mudanças, da agenda liberal, irão melhorar o nosso país”, finaliza.


Fonte: Ascom AMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]