Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/01/2019 às 13h00

Política

Governador vai solicitar audiência com Bolsonaro para tratar sobre o Pinheiro

Objetivo é viabilizar tecnologia para solucionar o problema que afeta o bairro da capital

Imóveis com rachadura estão sendo evacuados - Felipe Brasil/Divulgação

O governador Renan Filho afirmou, na manhã desta sexta-feira (18), em entrevista à rádio CBN Maceió, que após reunir todas as informações sobre a situação do bairro Pinheiro – afetado por tremores de terra e rachaduras – vai solicitar uma audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro. O intuito é viabilizar a utilização das mais sofisticadas soluções técnicas para o problema, que aflige os moradores daquela populosa área da capital.

“Tudo está sendo estudado para que se identifique a causa e se consiga conter o avanço das rachaduras, se for possível. Se for algo que não exista solução técnica, aí a gente tem que ver quais serão os próximos passos”, observou o governador.

Ele espera que até o final de fevereiro já hajam laudos técnicos conclusivos sobre a situação do Pinheiro. Renan Filho afirmou que o Governo do Estado, em conjunto com a Prefeitura de Maceió e o governo federal, tem atuado para agir preventivamente e, se necessário, diante de uma situação mais grave. 

Na manhã desta sexta-feira (18), a Defesa Civil Estadual apresentou, no Salão Aqualtune, do Palácio República dos Palmares, o Plano de Contingência para o bairro do Pinheiro. Ainda para tratar da situação, o governador também conversou, durante a semana, com o comandante militar do Nordeste, general Freire Gomes; e do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), Cláudio Gadelha Fernandes. Contatos também foram mantidos com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

Renan Filho solicitou ao Comando do Exército a área do quartel do 59º BIMtz, na Avenida Fernandes Lima, para ser utilizada como eventual centro de comando e controle, em caso de necessidade urgente. Ele recordou que técnicos especialistas da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) atuam em cooperação com a Defesa Civil Municipal e Estadual na identificação das causas e na busca por soluções para o problema.

“Espero, sinceramente, que com os estudos aprofundados, a gente perceba que há mecanismos para frear as rachaduras que estão acontecendo no bairro do Pinheiro para que a população possa voltar a ter tranquilidade e seguir a vida normalmente”, disse.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]