Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/07/2018 às 12h00

Política

Na CPLP, Brasil concentra esforços no desenvolvimento sustentável

O fechamento dos trabalhos ocorrerá hoje e amanhã em Cabo Verde

Em quase dois anos na presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Brasil promoveu uma série de debates e esforços baseados em "A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável". O fechamento dos trabalhos ocorrerá hoje (17) e amanhã (18), em Cabo Verde.

O presidente Michel Temer e um grupo de ministros participam da 12ª Conferência de chefes de Estado e de governo da CPLP, na Ilha do Sol (Cabo Verde).

Criada em 1996, a CPLP é integrada por nove países: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Além dos países-membros, também há países associados que não têm o português como língua principal, mas mantêm assento no fórum para discutir os projetos de desenvolvimento e cooperação. São países associados Mauricio, Senegal, Geórgia, Japão, Namíbia, Turquia, Eslováquia, Hungria, República Tcheca e Uruguai e outros nove serão aprovados.

Ações

Em um ano e oito meses, foram assinados três acordos a operacionalização da Nova Visão Estratégica, a resolução sobre o reforço da cooperação entre a CPLP e os observadores associados e o Plano de Ação de Díli, voltado à difusão estratégica da língua portuguesa.

O Ministério da Educação organizou uma série de eventos em nível técnico, sobre os temas da educação profissional, alimentação escolar, educação de jovens e adultos e ensino de língua portuguesa.

No Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, técnicos dos países da CPLP fizeram a oficina "Ciência e tecnologia aplicada às ações de mitigação de emissões de gases de efeito estufa".

Reuniões

De novembro de 2016 a julho deste ano, à frente da comunidade, 13 reuniões ministeriais no Brasil, além de encontros de técnicos e autoridades nas áreas de saúde, educação, cultura, governo digital e meio ambiente.

A primeira reunião ministerial foi em maio de 2017, quando houve encontro dos ministros da Cultura da CPLP, em Salvador. Depois, em junho, em Brasília, ocorreu a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional e a Conferência de ministros da Justiça.

No ano passado houve, em Brasília, a 9ª Reunião dos ministros do Turismo, em seguida a 4ª Reunião de ministros da Saúde e 5ª Reunião de ministras da Igualdade de Gênero, em outubro. Em novembro, foi realizada 2ª Reunião de ministros de Energia, em Foz do Iguaçu (PR).

Em março de 2018, foi realizada a 3ª Reunião dos Ministros do Comércio, em Brasília, depois a 10ª Reunião dos ministros da Educação, em Salvador, e 7ª Reunião dos ministros do Ambiente e autoridades responsáveis pela Água nos Países da CPLP, em Brasília.

No mês passado, os ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior se reuniram em Brasília e no próximo dia 20 ocorrerá a 22ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]