Dólar com. 5.1029
IBovespa 8
19 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Arte, cultura e empreendedorismo se encontram em feira LGBT+ na Ponta Verde
08/05/2024 às 08h15

Geral

Protagonismo juvenil: Escolas da rede estadual se mobilizam nas eleições dos Grêmios Estudantis

Pleito teve início nesta segunda-feira e as unidades de ensino têm até o dia 10 de maio para empossarem as chapas vencedoras

Processo eleitoral movimentou a comunidade estudantil - Ana Cecília Oliveira/Ascom Seduc e Cortesia

As escolas da rede estadual de ensino estão mobilizadas para a eleição dos representantes dos Grêmios Estudantis. O pleito teve início nesta segunda-feira (6) e as chapas vencedoras serão empossadas até a próxima sexta-feira, dia 10. O voto é facultativo e apenas estudantes matriculados regularmente nas unidades da rede estadual de ensino podem votar.

Os Grêmios Estudantis representam os interesses dos estudantes junto à gestão escolar, à sociedade e aos movimentos estudantis. Assim sendo, eles têm voz ativa nas decisões, apresentando ideias, sugestões e críticas.

Dileusa Costa, superintendente da Rede Estadual de Ensino, diz que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entende que toda representação estudantil deve ser estimulada. “Nosso objetivo é sempre incentivar a aprendizagem, a organização e a responsabilidade estudantil de diferentes formas por entendermos que a autonomia do estudante é crucial para o seu desenvolvimento. Eles assumem a posição de protagonistas e veem como seu papel vai além da sala de aula, tendo uma atuação ativa em diferentes contextos por meio dos Grêmios Estudantis”, explicou.

Mobilização

As escolas estaduais Maria José Loureiro e Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes, em Maceió, estão entre as unidades que realizaram as suas respectivas eleições no último dia 6. Diretora-geral da Maria José Loureiro, Damiana Melo revela detalhes da campanha, que contou com duas chapas inscritas. “Foi muito interessante ver o engajamento deles para apresentar as propostas e pensar de forma coletiva em melhorias para a escola. Ter um Grêmio na escola, muda tudo, pois a gente não trabalha sozinho”, afirmou.

“Nós fizemos tudo conforme as recomendações da portaria da Seduc. Acredito que é muito importante ter um órgão para nos representar, para que nossos interesses sejam levados em consideração”, falou Everton Wesley, aluno do 9º ano e presidente da Comissão Eleitoral.

Na Edmilson de Vasconcelos Pontes, a urna eleitoral percorreu as salas de aula, levada pelos membros da Comissão Eleitoral acompanhados pela diretora Cleone Barbosa. A técnica de Gestão da 1ª Gerência Especial de Educação (GEE), Elza Cavalcante, também se fez presente e ressaltou a importância dos estudantes participarem da votação. “Votem com consciência e valorizem esse momento, porque vocês, com certeza, precisarão do Grêmio durante o ano letivo. É por meio dele que vocês terão voz e as suas necessidades serão colocadas em pauta”, orientou Elza.


Fonte: Ascom Seduc

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]