Dólar com. 5.1109
IBovespa 0.58
03 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
20/04/2024 às 07h00

Geral

Lessa celebra o primeiro aniversário da Casa da Cidadania em São Miguel dos Milagres

Equipamento atende os municípios da Rota Ecológica e celebra um ano com balanço positivo de serviços prestados à comunidade

Casa da Cidadania tem sido um marco na região, facilitando o acesso a documentos essenciais - Errol Flynn / Ascom Vice-governadoria

O vice-governador Ronaldo Lessa, representando o governador Paulo Dantas, esteve nesta sexta (19) em São Miguel dos Milagres prestigiando o aniversário de um ano da Casa da Cidadania. O projeto sempre prestigiado e defendido por Lessa em suas gestões como prefeito de Maceió, governador e agora como vice-governador.

O evento contou com a presença do prefeito Jadson Lessa e do secretário de Cidadania, Rodrigo Carvalho, reforçando a parceria entre a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Milagres, o Governo do Estado de Alagoas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Instituto de Identificação do Estado de Alagoas.

Na atual gestão, o Governo já estimulou a importância da retirada de documentos através do Instituto de Identificação e promoveu uma parceria com o INSS para garantir atendimento aos segurados de forma célere, inclusive com atendimento de indígenas e quilombolas. Através de negociações com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, articulou a utilização em Alagoas de prédios abandonados do INSS para pessoas em situação de rua.

A Casa da Cidadania, que atende os municípios da região da Rota Ecológica, celebra seu primeiro aniversário com um balanço positivo de serviços prestados à comunidade. Em seu discurso em defesa da cidadania, Lessa comemorou o Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, e reforçou o compromisso do governador Paulo Dantas com a inclusão social e a cidadania ativa.

“Eu quero fazer uma saudação especial aos povos indígenas. O governo de Paulo Dantas vem na mesma direção que a gente vinha, no sentido de prestigiar os povos indígenas. Tive a honra de, como governador, criar o Centro Educacional para Professores Indígenas. Hoje a Uneal [Universidade Estadual de Alagoas] forma professores para ir às aldeias porque o índio precisa da modernidade, do computador, do direito à cidadania, que veio como avanço da tecnologia. O índio tem o direito à cidadania, mas nós temos o dever de permitir que eles mantenham a sua cultura”, afirmou.

Cinco Mil Carteiras de Identidade

Desde sua inauguração, em 14 de abril de 2023, a Casa da Cidadania tem sido um marco na região, facilitando o acesso a documentos essenciais e serviços eleitorais. Com mais de 5 mil carteiras de identidade nacional emitidas em apenas um ano, a instituição reflete o sucesso de uma gestão focada na agilidade e na acessibilidade dos serviços públicos.

Serviços Eleitorais

A Casa da Cidadania estabeleceu uma parceria com o TRE para criar um Ponto de Inclusão Digital para serviços eleitorais, como a emissão de título eleitoral e a impressão de multas. Além disso, está nos últimos ajustes para oferecer todos os serviços do Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV).

Atendimento Domiciliar para Acamados

O Instituto de Identificação está expandindo seus serviços com a implementação do atendimento domiciliar em todos os municípios, destinado a pessoas acamadas que não podem se deslocar até a Casa da Cidadania. Esta iniciativa é um exemplo do compromisso da instituição com a acessibilidade e a comodidade dos cidadãos.

Cidadania Além dos Documentos

A Casa da Cidadania transcende a burocracia, tornando-se um espaço de encontro e conexão para os moradores. A inclusão digital e a ação social se encontram sob o mesmo teto, onde a comodidade se transforma em cidadania plena. A presença do vice-governador Ronaldo Lessa no aniversário da Casa reitera a importância de políticas públicas que promovem a participação ativa na sociedade e o reconhecimento dos indivíduos como membros plenos e responsáveis de uma comunidade.

Um Farol de Oportunidades

Segundo Lessa, a Casa da Cidadania é mais do que um centro de serviços, é um farol de oportunidades e um símbolo de pertencimento. “Com a continuidade deste projeto, espera-se que a instituição permaneça como um pilar de apoio e um ponto de referência para a cidadania ativa na região”, afirmou.


Fonte: Alexandre Câmara / Ascom Vice-governadoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]