Dólar com. 5.1936
IBovespa 0.58
01 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Feriado do Dia do Trabalhador altera funcionamento dos serviços de saúde na capital
17/04/2024 às 21h30

Geral

Sesau promove capacitação sobre toxoplasmose gestacional e congênita

Iniciativa reuniu profissionais de saúde no auditório da Uninassau em Maceió

Supervisora de Atenção à Saúde da Criança, Diolyne Barros

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nessa terça-feira (16), uma capacitação sobre toxoplasmose gestacional e congênita. O evento, realizado no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro do Farol, em Maceió, foi destinado aos médicos, enfermeiros, coordenadores de Atenção Básica e farmacêuticos que atuam na I e II Macrorregiões de Saúde de Alagoas.

A iniciativa teve como meta ampliar o conhecimento dos profissionais e gestores sobre o diagnóstico e o tratamento da toxoplasmose gestacional e congênita. Isso porque, a doença é infecciosa e tem como agente causador o parasita Toxoplasma gondii, que pode afetar humanos e outros animais.

Transmitida principalmente através da ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de gatos infectados, bem como, pelo consumo de carne crua ou mal cozida, a doença pode causar graves sequelas nos bebês. Isso porque, ela pode ser transmitida de forma vertical da mãe para o feto durante a gravidez.

“Em casos de infecção durante a gravidez, a doença pode resultar em complicações graves para o feto, incluindo aborto espontâneo, parto prematuro, malformações congênitas e danos neurológicos”, explicou a supervisora Atenção à Saúde da Criança, Diolyne Barros.

Ela salientou a importância do acompanhamento da mulher durante a gestação com consultas e exames pré-natais para a segurança e saúde da gestante e do bebê. “A gestão estadual de saúde atua na capacitação e apoio técnico à Atenção Primária, além de manter unidades de referência como o Hospital da Mulher, visando assegurar que as alagoanas tenham acesso a um atendimento completo e humanizado”, reforço


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]