Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
29 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
16/04/2024 às 14h00

Geral

Governo de Alagoas avança em estudo sobre produção de energia limpa

Diagnóstico está sendo feito por uma empresa especialista em potencial energético e será apresentado em reunião do Consórcio Nordeste

Edivan Ferreira / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas e a Essenz Soluções avançam nos estudos para a exploração e produção de energia limpa em prol do desenvolvimento socioeconômico do estado. A partir do diagnóstico do potencial energético apresentado pela consultoria nesta segunda-feira (15), o governador Paulo Dantas já solicitou a elaboração de um plano de ação para próxima reunião do Consórcio Nordeste, em maio, no Ceará.

Paulo solicitou a elaboração de ações estratégicas para ampliar a matriz energética alagoana de forma limpa, responsável e preocupada com o meio ambiente e com investimentos em fontes renováveis. "A pauta verde tem sido uma de nossas metas. A nossa gestão busca transformar todo o nosso potencial de energia limpa e renovável em desenvolvimento socioeconômico de Alagoas", ressaltou.

A secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Renata Santos, observou também a importância da elaboração do plano de ações para traçar parâmetros técnicos e econômicos para atrair investimentos em energias renováveis. “Através desse diagnóstico, temos a oportunidade de desenvolver o estado economicamente com por meio de recursos naturais, bem como poderemos atrair parcerias privadas, garantindo investimentos no estado”, destacou.

Responsável pela elaboração do diagnóstico, o consultor Guilherme Dantas, ressaltou que Alagoas tem pontencial energético que não se encontra em outros estados do Nordeste. "Alagoas tem peças energéticas a exemplo do brinquedo Lego. Nesse Lego, Alagoas tem peças que são diferenciais, que têm especificidades, potenciais energéticos", disse. No estudo de 100 páginas, o consultor identificou potenciais energéticos no setor sucroenergético, na captura de sequestro de carbono de bioenergia, metanol e uso combustível renovável nos aviões.

Para contar com as energias solar e eólica, o Governo de Alagoas segue com negociações com a Casa dos Ventos, especializada em projetos de geração de energia através de fontes renováveis no país. Há a expectativa da criação de complexo eólico em Delmiro Gouveia, por meio da EDP, empresa com atuação, no Rio Grande do Norte. Também estiveram presentes o deputado estadual Dudu Ronalsa, os secretários de Estado Felipe Cordeiro (Gabinete Civil) e Mozart Amaral (Transportes e Desenvolvimento Urbano).


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]