Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
29 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
16/04/2024 às 09h00

Geral

São José da Laje apresenta o resultado da revitalização da pintura do Acervo Arquitetônico da cidade

Assessoria

O município de São José da Laje, localizado a 100 quilômetros da capital alagoana, apresenta os resultados do projeto Colorir Fachadas com Histórias, Reviver Memórias, que revitalizou o acervo arquitetônico da cidade. A iniciativa, que consiste na pintura de mais de 50 prédios e residências da cidade, foi realizada pela Carajás Home Center, a líder alagoana no segmento de material de construção e um dos seis maiores varejos do segmento do Brasil, em parceria com a Coral e a Prefeitura Municipal. 

O projeto Colorir Fachadas com Histórias, Reviver Memórias foi iniciado em 2018, passando por diversas etapas em prol do resgate das memórias do rico acervo arquitetônico do município. A iniciativa contou com o Mapeamento do Acervo Arquitetônico da área antiga da cidade por uma equipe de estudantes do curso de arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sob o comando da doutora arquiteta, Josemary Ferrari. 

Em 2021, foi aprovada a Lei de Tombamento, com o objetivo de proteger e perpetuar todo o acervo histórico arquitetônico lajense. Conhecida na microrregião Serra dos Quilombos Alagoanos como a Princesa da Fronteira, São José da Laje é composta pela paisagem das serras e matas. A cidade também tem recortes culturais muito fortes na história do estado. 

Para Alex Mendonça, vice-presidente da Carajás Home Center, ver o resultado de projeto Colorir Fachadas com Histórias, Reviver Memórias é motivo de muito orgulho. "Saber que a Carajás faz parte dessa história nos traz muita alegria, pois o acervo arquitetônico de São José da Laje é um patrimônio cultural do estado de Alagoas", complementa. 

Segundo a prefeita Angela Vanessa, o projeto representa um verdadeiro resgate à história da cidade, a partir da preservação e revitalização de fachadas históricas, como as do Castelinho e do Caramanchão, prédios centenários que marcam a evolução de São José da Laje. "Estamos não só resgatando um pouco da nossa história, mas a preservando para as próximas gerações com o tombamento. Como gestora e, acima de tudo, como lajense, agradeço à Carajás Home Center e à Coral pela parceria e por confiar e acreditar na nossa gestão", afirma. 

"Temos uma sólida relação com a Coral, que tem a missão de levar cor para a vida das pessoas há mais de 50 anos e detém um projeto que visa fomentar as regiões históricas. Então, nos unimos com a marca nesta parceria, que deixa um legado não apenas aos lajenses, mas ao povo alagoano, que terá mais um motivo para se orgulhar do passado e da riqueza histórica do nosso estado", valoriza Mendonça. 



Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]