Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
29/03/2024 às 11h00

Geral

Sebrae Alagoas abre seleção para novos agentes dos ecossistemas de inovação

Inscrições podem ser feitas até o dia 7 de abril e podem participar candidatos com nível superior em qualquer área de atuação

Fonte: Reprodução

As inscrições para novos bolsistas do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) do Sebrae Alagoas estão abertas até o dia 07 de abril. São seis vagas para atuar nos ecossistemas de inovação do estado, articulando parcerias e conexões que promovam o empreendedorismo e a inovação nos pequenos negócios. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

O processo de seleção tem três etapas ao todo. A primeira é a análise curricular, cujo requisito mínimo é o candidato ter graduação de nível superior em qualquer área.

“Mas, se ele tiver essa graduação em algumas áreas específicas, como Administração, Economia, Políticas Públicas ou Relações Públicas, já ganha um ponto extra. Se tiver experiência em projetos de inovação, de pesquisa e extensão, de alguma iniciativa voltada para tecnologia, enfim, para o desenvolvimento de novos produtos, seja da própria universidade ou do mercado, também conta ponto extra na primeira seleção”, explica Washington Lima, analista de Inovação do Sebrae Alagoas.

A segunda etapa é uma prova com questões de conteúdos mais genéricos como português, temas de mercado e atualidades. “Vamos exigir conhecimentos sobre ecossistemas de inovação, gestão de inovação, startups e assuntos correlatos. Também vai ter perguntas sobre o Sebrae, sustentabilidade, negócios de impacto, ESG e demais questões que a instituição vem trabalhando para fomentar a inovação”, completa.

A terceira etapa é a entrevista, que vai levar em conta a atuação dos candidatos com os projetos que já participaram ao longo de suas trajetórias, como eles tratam a inovação e abordam essa temática, além de algumas questões mais comportamentais.

“Os selecionados vão atuar com ecossistemas de inovação, um projeto que o Sebrae tem para ativar e desenvolver os territórios que estão trabalhando com alguma ação de inovação. Hoje nós temos quatro ecossistemas mapeados, ativados e sendo desenvolvidos. Maceió, Agreste, Sertão e Litoral Sul, que é o mais recente de todos. Os bolsistas vão atuar nesses ecossistemas, dando suporte às ações, mobilizando os atores, visitando as instituições, conversando com as empresas, fazendo todo o apoio, sendo uma presença do Sebrae nesses locais”, destaca Washington Lima.

“Ele vai dar apoio ao pessoal dos ecossistemas na execução das ações, seja um evento, um programa, uma ação da incubadora de empresas, por exemplo, seja um workshop, oficina, reunião mensal de atualização do plano de intervenção do ecossistema, ou um evento que o próprio Sebrae promova ele também vai estar presente para mobilizar o público. A meta é gerar conexões. Se ele descobrir que uma empresa tem uma demanda, então pode conectar isso com o laboratório de pesquisa da região. O objetivo é que esses bolsistas sejam o braço do Sebrae para apoiar o desenvolvimento de iniciativas de inovação nos quatro territórios que a gente trabalha hoje”, completa.


Fonte: ASN AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]