Dólar com. 5.1575
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/10/2020 às 07h39

Geral

Com adaptações, Teatro Alla Scala retoma atividades

Mais de 60 atrações movimentam o outono milanês, com óperas e concertos também para crianças

Por Dora Nunes, de Milão, Itália

O Teatro alla Scala de Milão anuncia mais de 60 atrações para a retomada das atividades com obras de artistas como Verdi e Beethoven, entre outros. São óperas, concertos, balés, shows e espetáculos, incluindo o público infantil, de setembro a dezembro, além dos projetos culturais do Museu do Teatro. Em comunicado, a direção do La Scala afirma estar feliz, apesar da situação completamente nova e das incógnitas, por ter reunido alguns dos mais prestigiados artistas do cenário internacional em uma programação densa e variada, capaz de responder ao desejo de retomar as atividades. 

O entusiamo do retorno, entretanto, permanece sujeito ao estado de emergência causado pela pandemia e às intervenções regulatórias do governo italiano. A expectativa é de só no final de outubro poder retomar atividades cênicas com uso do palco e das produções artísticas para a preparação da obra inaugural da estação. Até lá serão mantidas as normas de segurança em vigor: os espetáculos serão executados em forma de concerto e serão observadas as regras de distanciamento no palco e na sala. O layout das poltronas à venda e a capacidade do salão, que atualmente conta com cerca de 740 lugares, foram adaptadas à legislação em vigor para conter a disseminação do COVID 19.

Os concertos sinfônicos foram retomados antes, já no início de setembro, com o Maestro Zubin Mehta e seguem nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, com a Filarmônica della Scala e a soprano Camilla Nylund. Nos dias 14, 16 e 17 de outubro, Mehta conduzirá a Orquestra da Academia com participação da   contralto Daniela Sindram, na Sinfonia Nº 3 de Gustav Mahler. Nos dias 21, 22 e 24 de novembro, o tradicional encontro barroco outonal será também um concerto, dirigido pelo Maestro Giovanni Antonini com a Orquestra do Teatro em instrumentos históricos e com a participação dos três contratenores Max Emanuel Cencic, Christophe Dumaux e Carlo Vistoli. Todos os shows estão programados sem intervalos para reduzir situações de contato interpessoal.

A temporada de óperas pós-pandemia foi iniciada em 15 de setembro com cinco apresentações da versão em concerto da famosa  “La Traviata”, também conduzidas por Mehta. A partir de 6 de outubro, o Maestro Riccardo Chailly conduzirá Aida também em cinco apresentações em forma de concerto.  O terceiro título de ópera é “La Bohème”, esta com a expectativa de 6 apresentações no palco para a partir de 4 de novembro, reproduzindo a encenação clássica de Franco Zeffirelli de 1963. Dois elencos se alternam nas apresentações dirigadas por Paolo Carignani. São eles: Marina Rebeka e Angel Blue como Mimì, Giorgio Berrugi e Charles Castronovo como Rodolfo, Aida Garifullina e Federica Guida como Musetta, George Petean e Simone Piazzola como Marcello, Giulio Mastrototaro e Mattia Olivieri como Schaunard.

A programação infantil, a partir de 7 de novembro, conta com seis apresentações de Cinderela dirigidas por Pietro Mianiti e uma série de concertos de câmara para famílias. O projeto infantil foi confirmado com a parceria principal firmada com a BMW, além da Italmobiliare e da Fundação Banca del Monte da Região da Lombardia, da qual Milão é a capital. Além disso, o concerto final da primeira edição do “La Scala faz Escola: Um coro na cidade”, iniciativa educacional promovida em colaboração com a Fundação TIM, que resultou na criação de coros infantis em escolas primárias de Milão.

Serviço:

www.teatroallascala.org



Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]