Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/10/2020 às 18h00

Geral

BNDES avalia concessão de parques nacionais e estaduais para fomentar turismo

Divulgação

Com o intuito de aproveitar as belezas naturais brasileiras, estimular os negócios turísticos e firmar compromisso com a preservação ambiental, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá realizar a concessão de parques ou unidades de conservação federais e estaduais.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada neste fim de semana, o presidente do Banco, Gustavo Montezano, afirmou que, até o fim de 2021, os projetos devem ser consolidados com base nos critérios ASG – sigla que agrupa três temáticas importantes: questões ambientais, sociais e de governança.

Segundo ele, o BNDES mapeou cerca de 100 unidades federais e estaduais com potencial de serem concedidas. As licitações terão início com os parques nacionais do Iguaçu (PR), Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA), que, desde dezembro de 2019, estão incluídos no Programa Nacional de Desestatização. Atualmente, o Brasil possui 18 contratos de concessão, incluindo parques federais, estaduais e municipais.

Em andamento
Na última quarta-feira, 14 de outubro, representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal estiveram em Cambará do Sul (RS) para a publicação de edital. O processo vai viabilizar a concessão dos serviços públicos de apoio à visitação, à proteção e à gestão das unidades de conservação contíguas do Parque Nacional de Aparados da Serra (RS) e do Parque Nacional da Serra Geral (SC).

“A concessão não é propriamente uma privatização: o patrimônio continua sendo público, cabendo ao concessionário investir para melhorar o acesso ao parque a diversos públicos”, esclarece a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier. “A ideia é ampliar as oportunidades de aproveitamento do parque – restaurantes, trilhas – e assegurar tarifas módicas, permitindo atender tanto o turismo de baixo custo, quanto aquele voltado a pessoas de maior poder aquisitivo”, detalha.

Critérios ASG
Sobre os critérios ambientais, previstos na sigla ASG para todos os projetos, destaca-se que são cada vez mais relevantes para os investidores. Comumente aplicados por empresas para avaliar o consumo de energia, reciclagem, emissão de gases poluentes, preservação da biodiversidade, medidas de prevenção aos desastres e consciência ambiental.

Já o tema social aborda a forma como a empresa se relaciona com os colaboradores, clientes e comunidade, tendo como fatores avaliados: o engajamento e a rotatividade da equipe; o desenvolvimento intelectual dos funcionários; a atração e retenção de talentos, a segurança e saúde dos colaboradores; as relações com os clientes; a rede de fornecedores e o impacto na comunidade local.

Já a governança aborda a forma como as empresas lidam com as relações entre os acionistas e controladores no tocante ao alinhamento e direitos desses; a remuneração dos executivos; a independência, experiência e remuneração do Conselho de Administração e as práticas contábeis; a solidez dos controles e processos internos; as transações com partes relacionadas, a transparência e responsabilidade e a prevenção à corrupção.

Turistas
O plano prevê, em um primeiro momento, a exploração do turismo com a expectativa de receber em torno de 15 milhões de visitantes ao ano. O número é considerado baixo quando comparado à categoria de Parques Naturais Federais dos Estados Unidos, que receberam 327,5 milhões de visitantes em 2019, segundo dados do Serviço de Parques Nacionais Americano.

A área de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha a temática e acredita que a concessão, atrelada à preservação ambiental, pode fortalecer o turismo nos Municípios e na região das unidades de conservação. Com os impactos positivos para os negócios locais, geram-se emprego e renda.


Fonte: Agência CNM com informações do O Estado de S. Paulo, Revista Exame e PPI

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]