Dólar com. 5.0151
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
24/09/2020 às 16h50

Geral

Juiz mantém licitação para concessão dos serviços de água e esgoto da RMM

Magistrado Allysson Amorim negou pedido feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Deodoro (SAAE), que requereu a suspensão do certame alegando nulidades

Processo licitatório que foi mantido é para a concessão dos serviços de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió. - Arte/Dicom

O juiz Allysson Amorim, da 1ª Vara de Marechal Deodoro, manteve o processo licitatório para concessão dos serviços de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió (RMM). A decisão foi proferida nesta quinta-feira (24).

O magistrado negou pedido feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Deodoro (SAAE), que requereu a suspensão do certame por supostas nulidades. Segundo a empresa, não foram realizadas audiências públicas em todos os municípios da RMM. 

O SAAE afirmou ainda que a concessão seria restrita às áreas urbanas, deixando a zona rural para ser atendida pela empresa. Isso, de acordo com o SAAE, acarretaria um desequilíbrio entre as receitas e despesas, uma vez que o superávit da atividade na zona urbana é que financiaria os serviços prestados na zona rural. 

As alegações foram rejeitadas pelo juiz Allysson Amorim. Para o magistrado, não havia necessidade de realização de audiências públicas em cada um dos municípios da Região Metropolitana. 

"Houve audiência pública na cidade de Maceió (29/11/2019), cidade muito próxima das demais, bem como foi permitida a consulta pública (8/11/2019 a 7/12/2019) e a impugnação dos termos do edital de licitação (até 5 dias úteis antes da data de recebimento dos volumes), possibilitando, assim, a participação de todos que tivessem interesse em conhecer ou impugnar os termos propostos".

O juiz destacou ainda que não foram trazidos aos autos documentos comprobatórios de que a eventual atuação do SAAE apenas nas regiões não atendidas pela futura concessionária seria economicamente inviável para a manutenção de seus serviços. 

Cronograma

Nesta sexta-feira (25), está prevista a etapa de recebimento dos volumes contendo a garantia da proposta, proposta comercial e documentos de habilitação. O juiz ressaltou que a realização do evento não trará prejuízo à parte autora.

"Caso o procedimento licitatório continue, a assinatura do contrato não ocorrerá antes de 3 de novembro de 2020, data prevista para o julgamento dos recursos apresentados, devendo ocorrer, muito provavelmente, só em 2021, visto que ainda teriam outras etapas até o momento de celebração do contrato".

E completou: "Mesmo que houvesse a comprovação do requisito da probabilidade do direito, o que não aconteceu, não haveria qualquer prejuízo à autora com a não suspensão imediata do procedimento licitatório, razão pela qual deve o processo seguir o seu curso normal".


Fonte: Dicom TJ/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]