Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/09/2020 às 10h30

Geral

Seminário virtual debate dívida pública e privatização da água nesta terça

A Auditoria Cidadã da Dívida Pública (ACD) e as entidades sindicais realizarão o Seminário virtual Dívida Pública e Privatização da Água, nesta terça-feira (22), às 19 horas, no Canal do Youtube da ACD (https://www.youtube.com/user/auditoriadidada).

A realização do Seminário é importante para que a sociedade entenda o que está em jogo com o leilão da privatização da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas), marcado para o dia 30 deste mês.

Participarão da Mesa do Seminário: Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da dívida; José Menezes, Professor de Economia da Ufal e Coordenador do Núcleo Alagoano da ACD e Dafne Orion, presidente do Sindicato dos Urbanitários.

Por que todos devem se engajar na luta contra a privatização da Casal?

A população de Alagoas, que precisa de água, especialmente neste momento de pandemia, necessita saber que a privatização da Casal resulta do processo de renegociação da dívida pública alagoana, conforme consta na Lei Complementar nº 156/2016, que alongou a dívida por mais 20 anos, exigindo a privatização de todas empresas estatais que restam. Dessa forma, depois de privatizar a Ceal por R$ 50 mil, agora o governo Renan filho pretende privatizar a Casal.

Neste processo, é importante lembrar que uma parte grande da atual dívida alagoana se originou da liquidação do Produban. Ou seja, uma dívida produzida pelos usineiros que continua a ser paga e que agora exige a entrega da Casal. Enquanto isso, uma parte da população vai pagar a água cada vez mais cara e a outra vai ficar sem água. Isso se deve porque o governo pretende entregar ao setor privado a área metropolitana de Maceió, e a Casal ficará para atender as cidades do sertão. Já a área de Arapiraca foi privatizada. Desta forma, sem subsídio cruzado, onde as regiões de maior renda financiam as regiões de menor renda, os municípios do sertão ficarão sem abastecimento.

O BNDES também está exigindo a privatização da água, mas esse mesmo banco público liberará 80% do dinheiro para a privatização da Casal. É o BNDES que financiará a compra da Casal.

É fundamental que a sociedade alagoana entre na luta para garantir o acesso à água para todos.

Quem sofrerá com a privatização?

Com a privatização, a conta da água se tornará mais cara e poucos poderão pagá-la. A população carente ficará sem água.

A privatização irá pôr fim ao subsídio cruzado, que funciona para o equilíbrio de atendimento à toda a população. O município maior e mais rico, como Maceió, ajuda a pagar os custos da água em cidades menores e mais pobres. Sem o subsídio, os mais pobres jamais teriam água da Casal em casa porque o valor da tarifa será mais caro. Mais de 50% da população de Alagoas correm o risco de ficar sem água tratada.

A importância da água para o combate à Covid 19?

O acesso à água é fundamental para combater à Covid-19. A lavagem regular das mãos combate a Covid-19 e outras doenças. O governo tem que garantir o acesso à água abundante e limpa para toda a população.

Casal é uma empresa superavitária

A Casal é uma empresa superavitária. No ano passado, deu lucro de R$ 62 milhões ao Estado.

Entidades que organizam o seminário

O Seminário está sendo organizado pela Auditoria Cidadã da Dívida, Sindpol, Urbanitários, Sindjus-AL e Sindprev.



Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]