Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/08/2020 às 08h30

Geral

Crianças com deficiências neurológicas devem ser amamentadas

Aleitamento materno é fundamental para garantir a saúde e desenvolvimento dos bebês

Imagem de Manojiit Tamen por Pixabay

As alterações neurológicas causadas pela Síndrome Congênita por infecção do Zika Vírus e Storch (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes simplex), muitas vezes, dificultam que a criança seja amamentada por sua mãe. No entanto, a prática do aleitamento materno é fundamental para garantir a saúde e desenvolvimento desses pequenos.

E com o objetivo de realizar uma intervenção precoce desses casos, a Equipe Dedicada para acompanhamento da Síndrome Congênita por infecção do Zika Vírus e Storch trabalha, desde o primeiro momento, com a orientação dessas famílias e auxílio para que a amamentação seja possível também nos casos em que as crianças apresentam dificuldades de sucção.

“Os efeitos dessas limitações não se restringem às questões cognitivas e motoras. Muitas vezes as crianças acometidas por microcefalia e outras alterações neurológicas são prejudicadas também na hora de mamar, por terem o sistema neurológico comprometido e os reflexos não tão bem instalados, o que gera uma falta ou deficiência de coordenação entre a respiração, a deglutição e a sucção”, explica Rosário Vasconcelos,  enfermeira e responsável técnica pelo acompanhamento da síndrome. 

De acordo com a técnica, com a atenção necessária e no tempo certo é possível contornar as adversidades e garantir que mãe e filho desfrutem de todos os benefícios que o aleitamento materno proporciona. 

“Para a amamentação alcançar êxito é fundamental que as mães, cujos filhos nasceram com a Síndrome Congênita, recebam a orientação adequada e o apoio da família para dar de mamar, seja no peito ou por outros meios como o uso sondas e copinhos. Uma das principais dicas diz respeito à posição em que o pequeno deve ser alimentado: mãe e filho devem estar confortáveis. Não há uma regra específica, mas o bebê deve estar voltado para o corpo da mãe, com a sustentação do quadril adequada, de forma que a boca permaneça na altura do mamilo e da auréola”, detalha Rosário.   

Sem a orientação correta, o bebê com a síndrome congênita corre o risco de aspirar o leite materno para os pulmões durante a mamada. Por isso, é importante uma orientação já nos primeiros dias de vida. “Se a amamentação não for possível ou se não for exclusiva, a mãe pode ser apoiada para que consiga atingir uma produção de leite suficiente para alimentar seu bebê com leite materno. A amamentação ou a alimentação com leite materno deve ser encorajada, tendo em vista os benefícios de saúde e o vínculo afetivo entre mãe e bebê”, reforça a técnica.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]