Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
12/08/2020 às 20h00

Geral

Programa de Acolhimento de Animais vacina cerca de 50 equinos em Bebedouro

O Programa de Acolhimento de Animais, parceria da Braskem com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), promoveu um mutirão de atendimento de saúde a equinos nesta quarta-feira, 12, no bairro de Bebedouro. Cerca de 50 cavalos, mulas e jumentos foram submetidos à avaliação clínica e vacinados contra leptospirose, encefalomielite e tétano, gratuitamente.

A ação aconteceu na Praça Lucena Maranhão e os atendimentos foram realizados por profissionais e estudantes de Veterinária, Zootecnia e Administração da Ufal. O foco foi atender os animais cujos proprietários são moradores da área de desocupação, por isso, o comprovante de residência do tutor foi exigido. O carroceiro Carlos Daniel Rodrigues Silva, 22 anos, foi o primeiro a levar o cavalo para receber os cuidados de saúde proporcionados pelo programa. “Nunca teve isso aqui em Bebedouro, a gente sempre tinha que comprar o medicamento, aí eu trouxe o bicho para vacinar”, comentou. 

“Promovemos a sanidade dos equinos que ficam alocados na região do Mutange, Bebedouro e Bom Parto e, na maioria, são animais de carroceiros, que os utilizam para sua subsistência. Também procuramos entender um pouco o cotidiano dos condutores, até para que possamos interpretar o que pode ser melhorado tanto para os equinos, quanto para os tutores. Estamos numa fase de diagnóstico, intervindo simultaneamente e pensando no futuro, no escopo de saúde única, que envolve animais, humanos e o ambiente”, explica o professor Pierre Barnabé Escodro, responsável técnico pelo programa.

Enquanto o animal é vacinado, o tutor recebe dicas de cuidados e orientação sobre a importância de manter a vacinação em dia. Também responde a um questionário sobre quantos animais possui, se já apresentaram doenças e foram tratados, de que forma o animal participa da rotina da residência – como objeto, integrante da dinâmica da família ou ferramenta de trabalho –, se há intenção de castrá-lo, entre outras perguntas relacionadas à pandemia de Covid-19, aos meios de comunicação que proprietário utiliza para se informar e à situação econômica.

Outras ações
Esta é a segunda campanha realizada pelo Programa de Acolhimento de Animais da Braskem em parceria com a Ufal e a Fundepes. No último dia 29 de julho, cerca de 100 gatos foram avaliados e vacinados durante ação no bairro do Pinheiro. Os cuidados de saúde com os cães também estão previstos. “A nossa ideia é fazer, durante um ano, mutirões mensais. Assim estaremos muito perto da comunidade, buscando dar essa assistência”, prevê o professor Pierre Barnabé.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]