Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
09/07/2020 às 18h15

Geral

AL alcança a 1ª colocação no Indicador de Situação Previdenciária entre estados do NE

Conquista se deve à gestão dos últimos anos, que obteve o selo Pró-Gestão, aplicou nova avaliação atuarial e empreendeu esforços no ajuste fiscal e na implantação da reforma da previdência

A Alagoas Previdência é destaque nacional mais uma vez. A autarquia alcança a 1ª colocação entre as previdências estaduais no Nordeste e a 4ª posição em nível nacional no Indicador de Situação Previdenciária de Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS), com classificação B, obtendo quatro notas A nos requisitos: Envio de Informações, Índice de Acumulação de Recursos, Índice de Cobertura Previdenciária e Classificação em Atuária. A classificação é fornecida pela Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia.

Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, a busca pela melhoria da gestão – com obtenção do selo Pró-Gestão, maior controle interno, governança, educação previdenciária, aplicação de nova avaliação atuarial e, principalmente, esforços de ajuste fiscal e implantação da reforma da previdência estadual – contribuíram para a autarquia alagoana subir ao pódio.

“Estamos investindo todos os esforços para que em 2020 tenhamos a classificação A em todos os requisitos avaliados”, destacou Moisés.

A elevação do Estado no ISP-RPPS promove mais segurança para os beneficiários, solvência e sustentabilidade. “O Estado agora passa a ser referência nacional e exemplo para os demais”, destaca Moisés.

ISP-RPPS

O ISP-RPPS foi instituído pela Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia, e avalia os aspectos relacionados à transparência e gestão, a situação financeira e atuarial do regime próprio de previdência.

O indicador, a partir de 2019, passou a considerar a melhoria de gestão com base no Pró-Gestão em um de seus indicadores, conjugado com maior foco na situação financeira e atuarial dos RPPS.

A ideia do indicador é fornecer critérios de análise mais objetivos sobre a real situação do RPPS, possibilitando a comparação com os de outros entes da federação e dando maior visibilidade social e transparência sobre o desempenho da gestão.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]