Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
06/07/2020 às 12h00

Geral

Israel lança satélite 'espião' para recolher informações do Irã

O satélite de observação eletro-ótico com "capacidades avançadas" foi colocado em órbita

Israel lançou com êxito um satélite 'espião' a partir de uma base no centro do país, anunciou o Ministério da Defesa israelita, reforçando os meios para vigiar as atividades do Irã, segundo a imprensa local.

"O Ministério da Defesa israelita e a empresa Indústrias Aeroespaciais de Israel [IAI, na sigla em inglês] lançaram com sucesso o satélite de reconhecimento 'Ofek 16'" às 04h00 horas locais (02h00 em Lisboa), informou o Ministério da Defesa em comunicado.

O satélite de observação eletro-ótico (capaz de capturar fotografias a uma grande distância), com "capacidades avançadas", foi colocado em órbita a bordo do foguete Shavit.

Segundo a nota, o satélite será submetido a "uma série de testes" para determinar "o seu nível de desempenho".

"O lançamento bem sucedido do satélite Ofek 16 durante a noite é mais um feito extraordinário para a indústria da defesa e para as Indústrias Aeroespaciais de Israel em particular", disse em comunicado o ministro da Defesa, Benny Gantz.

"A superioridade tecnológica e os serviços de informações são essenciais para a segurança do Estado de Israel (...). Continuaremos a reforçar e manter as capacidades de Israel em toda a parte e em todas as frentes", acrescentou o governante.

O Ministério da Defesa não forneceu mais pormenores sobre a missão do satélite, mas segundo a rádio pública israelita, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP), o dispositivo faria parte do controle das atividades nucleares do Irã.

Teerão é o principal inimigo de Israel, que teme que o seu rival adquira armas nucleares e bases militares nas suas fronteiras com a Síria, onde Teerã apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, contra as várias rebeliões.

O antigo presidente do Irão Mahmoud Ahmadinejad tinha apelado à "limpeza" do estado hebraico do mapa.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]