Dólar com. 5,324
IBovespa 0,88
16 de julho de 2020
min. 23º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Samu Alagoas registra mais de 48 mil ocorrências no primeiro semestre de 2020
30/06/2020 às 17h41

Geral

Fiscalização remove 39 veículos clandestinos em junho

Fiscalizações ocorrem nos principais corredores de transportes das partes alta e baixa de Maceió

SMTT autua e remove 39 veículos clandestinos no mês de junho. - Ascom SMTT

Neste mês de junho, os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) autuaram e removeram 39 veículos que faziam o transporte clandestino de passageiros em Maceió. Os números são reflexo das operações de fiscalização, que são realizadas diariamente com o intuito de proporcionar melhorias na mobilidade urbana e reduzir os riscos de acidentes nos principais corredores de transportes da capital.

Durante as fiscalizações, os agentes da SMTT vistoriam as condições dos automóveis, verificam se os equipamentos de segurança obrigatórios estão dentro das condições exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avaliam toda a documentação dos condutores e dos veículos, entre outras situações.

“O transporte clandestino tem sido coibido diariamente em todos os bairros de Maceió. Além da atividade pirata, outras irregularidades também são encontradas nesses veículos durante as abordagens das equipes da SMTT, como por exemplo carros sem cintos de segurança, pneus em péssimas condições, para-brisas danificados e condutores trafegando sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essas situações são extremamente perigosas, pois oferecem riscos ao cidadão e aumentam as chances de acidentes nas vias da cidade”, frisou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.

Realizar o transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima, segundo determina o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor flagrado efetuando o transporte pirata recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os veículos que são autuados também são removidos ao pátio da empresa Transguard, de onde só são liberados após os proprietários se regularizarem junto ao Município.

Saiba como denunciar

A SMTT possui um canal direto onde o maceioense pode denunciar o transporte clandestino. Caso seja identificada a prática do transporte remunerado irregular de passageiro, o cidadão deve ligar para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), no número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. As equipes estão sempre prontas para atender aos chamados da população e garantir a segurança viária em Maceió.

Outro canal disponível para o maceioense denunciar o transporte clandestino é o Disque SMTT, no número 118. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.


Fonte: Ascom SMTT

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]