Dólar com. 5.2555
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
05/06/2020 às 16h26

Geral

Teste do pezinho auxilia diagnóstico precoce de doenças em bebês

Exame pode ser feito em maternidades e unidades de saúde

Teste do pezinho deve ser feito entre o segundo e o quinta dia de vida do bebê - Divulgação

Neste sábado, 6 de junho é comemorado o dia Internacional de um instrumento importante no diagnóstico precoce de algumas doenças em recém-nascidos, o Teste do pezinho.  Em Maceió, os bebês têm acesso ao serviço nas maternidades e unidades de saúde.

A triagem neonatal biológica, mais conhecida como Teste do pezinho, deve ser feita entre o segundo e o quinta dia de vida do bebê. O objetivo do exame é promover o diagnóstico das doenças triadas em todos os recém-nascidos antes do surgimento de sinais e sintomas, permitindo o tratamento precoce, diminuindo a morbidade, sequelas e a mortalidade.

“Desde o pré-natal os pais são orientados sobre a importância da realização do teste do pezinho para resguardar a saúde de seus filhos”, destaca Marglene Oliveira, coordenadora de Saúde da Criança da SMS.

Por meio do Teste do pezinho podem ser diagnosticadas doenças como a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doenças falciformes e outras homoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

“São detectadas doenças metabólicas, endócrinas, genéticas e infecciosas e o resultado do exame sai entre 10 a 15 dias do momento que as amostras chegam no laboratório”, explica a médica e diretora do laboratório de Triagem Neonatal de Alagoas, Fátima Cunha.

Com o objetivo de garantir a menor circulação de puérperas e recém-nascidos durante o período de isolamento social, a coleta do Teste do pezinho deve ser, preferencialmente, realizadas no momento da alta hospitalar considerando a idade mínima para a coleta, que é de dois dias de vida. Quando não é possível, os pais podem realizar a coleta em uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]