Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
28/05/2020 às 15h29

Geral

Curva de transmissão em AL deve aumentar nos próximos 20 dias, diz secretário de Saúde

Alexandre Ayres também alerta para o esgotamento dos leitos clínicos e de UTI no Hospital da Mulher, que já pode ocorrer no próximo final de semana

Secretário reforça necessidade da população se manter em casa e só sair em caso de extrema necessidade - Ascom Sesau

A curva de transmissão do novo coronavírus em Alagoas ainda deve crescer, no mínimo, pelos próximos 20 dias. O próprio secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, fez a previsão durante entrevista concedida a uma emissora local na tarde desta quinta-feira (28).

“Segundo os especialistas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que estão acompanhando os dados epidemiológicos com muita atenção, os próximos 20 dias serão de aumento na curva”, alerta o titular da Sesau. “Temos observado que, nos últimos dias, os números têm ultrapassado a média diária de 400 casos. Isso é decorrente da ampliação da testagem – seja no Lacen seja nos municípios e nas centrais de triagem por meio dos testes rápidos –, mas também do avanço da transmissão do vírus”, pontua Ayres.

A descontar o incremento na realização de diagnósticos, a principal razão de fato para o crescimento incessante do contágio consiste no desrespeito às regras de isolamento social. “Temos percebido e identificado que uma parte dos cidadãos ainda insiste em desconhecer a gravidade do vírus. Isso faz com que a transmissão em Alagoas aumente cada vez mais”, reitera.

Hospital da Mulher

Quanto maior a taxa de transmissão mais rapidamente aumentam os riscos de colapso da rede hospitalar. É o que em breve deve ocorrer no Hospital da Mulher cuja perspectiva de esgotamento de leitos já é prevista para o próximo fim de semana. “O Hospital da Mulher tem trabalhado com a sua capacidade total”, informa o secretário. De acordo com o Boletim de Ocupação de Leitos emitido nesta quinta-feira pela Sesau, a taxa de ocupação na unidade chegou a 90% nos leitos de UTI e a 78% nos leitos clínicos.

A problemática é atenuada com a abertura praticamente diária de novos leitos. “Todos os dias nós temos buscado novas oportunidades para ampliar o número de leitos clínicos e de UTI para a população. Inclusive, para que o Hospital da Mulher aumente a capacidade de leitos de UTI, nós destinamos cinco dos quinze respiradores que chegaram do Ministério da Saúde”, anuncia Alexandre Ayres.

A unidade foi adaptada no início da pandemia para se tornar o principal centro de referência no tratamento para Covid-19 na capital alagoana. No total, foram disponibilizados 40 leitos de UTI para adultos e mais 10 de leitos pediátricos de UTI. “Agora, iremos instalar mais equipamentos e passaremos a ter 45 leitos de UTI para adultos”, aponta. “O caso do Hospital da Mulher é um exemplo de demonstração de solidariedade por parte da equipe de saúde, que tem feito um belo trabalho nesse enfrentamento à Covid-19”, finaliza.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]