Dólar com. 5.1142
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/05/2020 às 23h00

Geral

Acervo digital do Herbário MAC contribui para pesquisas em todo o país

Catálogo florístico com diversas espécies de Alagoas é frequentemente atualizado e está disponível para consulta online

Atualização do catálogo do Herbário MAC é feita frequentemente - Ascom IMA

O Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), há 40 anos, é referência em estudos florísticos e catalogação de espécies. O processo de digitalização do catálogo tem continuado, com os devidos cuidados, para que esse vasto conteúdo esteja disponível para todos e prossiga auxiliando nas pesquisas.

 O catálogo conta com mais de 65 mil amostras em uma coleção de plantas desidratadas que são oriundas de todo o território alagoano, além das contribuições fornecidas por pesquisadores de vários lugares do mundo.

Com a necessidade de divulgação do catálogo florístico e os dados científicos presentes nele, em 2016, foi iniciado o projeto de digitalização. Essa iniciativa faz parte de um projeto coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro com o apoio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) e do Instituto Florestal Nacional (IFN).

Mesmo com a conclusão do processo de digitalização online, em 2019, é necessário que as informações sejam frequentemente atualizadas. Como por exemplo os dados nas etiquetas das amostras, data e local de coleta.

Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC conta que em regime de teletrabalho, seguindo a norma vigente, os técnicos do Herbário do Instituto têm feito as atualizações do acervo nas plataformas online.

 "Foram atualizados até o momento 1.115 mil tabelas de dados de atualização individual de cada amostra que compõe a coleção", afirma a curadora.

O acervo online possui imagens em alta definição, com isso ficam disponíveis para toda a população os dados dos estudos feitos ao longo dos anos e dos diferentes biomas de Alagoas. Além da contribuição para as pesquisas realizadas em todo o Brasil.

"Este trabalho permite a disponibilização de dados e imagens online, ampliando o compartilhamento de informações sobre a biodiversidade e aumentando a visibilidade em escala global do trabalho que desenvolvemos aqui em Alagoas e de todos os taxonomistas envolvidos", explica Rosângela Lemos.

O Herbário MAC virtual está disponível de forma gratuita e atualizada em: http://www.splink.org.br/search?lang=pt&collectioncode=MAC


Fonte: Ascom IMA/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]