Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/05/2020 às 09h06

Geral

MPAL ajuíza ação para obrigar Prefeitura de União a fornecer testes e oxímetros à Casa do Pobre Santo Antônio

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação civil pública contra a Prefeitura de União dos Palmares para que aquele município faça teste para detecção da Covid-19 em todas as pessoas da terceira idade que moram na Casa do Pobre Santo Antônio. O poder público também será obrigado a manter equipe médica e fornecer equipamentos de saúde para a instituição. O Poder Judiciário, ao analisar os requerimentos feitos pela 2ª Promotoria de Justiça daquela cidade, atendeu a todos os pedidos formulados pelo órgão ministerial.

A ação foi proposta pela 2ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares que, antes de ajuizar a ACP, tentou, de forma extrajudicial, resolver o problema tão logo foi comunicada que dois idosos haviam tido resultado positivo para o novo coronavírus. Uma videoconferência entre o MP e representantes da prefeitura e da Casa do Pobre Santo Antônio foi realizada e, nesse encontro virtual, ficou acordado que o município daria a assistência necessária à instituição, de modo que os idosos recebessem todos os cuidados necessários.

Dois dias depois da reunião, o Ministério Público enviou ofício à direção da Casa do Pobre Santo Antônio, buscando informações sobre o cumprimento do que fora acordado. Parte dos compromissos assumidos foi honrada pelo município, no entanto, a outra metade não foi executada, como a não realização de exames em todos os abrigados e o envio de uma equipe de profissionais de saúde. Para o MPAL, os testes se faziam urgentes não somente porque as idosas são do grupo de risco, mas, especialmente, porque, al[em dos dois idosos infectados, alguns outros apresentaram sintomas da Covid-19 neste último final de semana. Portanto, em razão disso, a 2ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares decidiu fazer a propositura da ação civil pública.

Os pedidos do MPAL

Na petição, o Ministério Público requereu a realização de exames para detectar ou não a Covid-19 em todos os idosos da Casa do Pobre Santo Antônio. Os testes também devem ser realizado nos funcionários da entidade.

O MPAL pediu ainda que a prefeitura seja obrigada a enviar uma equipe de profissionais de saúde, com médico e enfermeiro, dois oxímetros, dois termômetros infravermelhos, dois aferidores de pressão arterial, além de outros equipamentos que possam ajudar a tratar os internos em caso de necessidade.

E, nessa segunda-feira (25), após analisar os argumentos apresentados por Adilza Inácio de Freitas, o Poder Judiciário deferiu todos os pedidos apresentados pelo Ministério Público.

Tudo isso deverá ser oferecido à Casa do Pobre Santo Antônio em até 48 horas a partir do momento em que o município for notificado da decisão judicial.


Fonte: Ascom MPAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]