Dólar com. 5.0131
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
09/04/2020 às 21h00

Geral

Alagoas indica pesquisadores para compor subcomitês científicos do Consórcio Nordeste

Alagoas tem dez pesquisadores de diversas áreas atuando na busca de soluções no combate à pandemia de coronavírus

Diretor-Presidente da Fapeal, Fábio Guedes, representa Alagoas no comitê científico do Consórcio Nordeste - Ascom Fapeal

Todos os nove subcomitês que ajudam os membros do Comitê Científico do Consórcio Nordeste a tomar decisões quanto à pandemia de coronavírus têm um pesquisador alagoano entre seus integrantes. Essa é uma das principais colaborações que o Estado de Alagoas tem dado para ajudar governadores e secretários do Nordeste nas ações de combate ao avanço do Covid-19 na região.

Também está sob a responsabilidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) ser porta-voz das demais fundações e entidades semelhantes na região Nordeste, garantindo que o Comitê Científico do Consórcio seja municiado com informações sobre pesquisas e projetos que possam ajudar no controle de casos e coronavírus.

“Temos hoje em torno de 80 pessoas envolvidas em todos os subcomitês e mais a Comissão. Uma das principais pautas é a criação de um protocolo seguro para a produção de máscaras. Não necessariamente máscaras produzidas pela indústria, mas máscaras caseiras ou feitas por associações de costureiras, por exemplo”, explica o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes Gomes, que é professor na Faculdade de Economia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e doutor em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UNB)

Outras pautas tratadas pelos subcomitês temáticos é a busca por um modelo matemático que dê previsibilidade melhor quanto à evolução dos casos de Covid-19 na região Nordeste. A consolidação das informações científicas divulgadas mundo afora também ajuda o colegiado na tomada de decisões.

“Todos os subcomitês têm o nome de algum pesquisador do nosso estado, num total de dez nomes - e todos eles foram acatados pelo Comitê Científico. Somos nove fundações em todo o Nordeste, e como a Fapeal é a única cujo presidente está inserido no Comitê, então cabe a fundação alagoana ser a porta voz das demais entidades da região”, revela Guedes.

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste, composto, ao todo, por 14 membros, é coordenado pelo médico e neurocientista mundialmente reconhecido, Miguel Nicolelis, e pelo físico Sergio Rezende, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Em seu primeiro boletim, lançado na sexta-feira passada (03), após a primeira reunião, o Comitê declarou que apoia medidas que, ao mesmo tempo, reaqueçam a microeconomia e envolvam toda a sociedade no combate ao coronavírus.

Para isso, sugere aos governadores dos nove estados nordestinos que se mobilizem costureiras, artesãos, pequenas e grandes empresas num esforço coletivo para produzir os insumos necessários e tecnicamente adequados para a situação.

“Isto seria uma boa combinação entre políticas científicas de saúde pública, com políticas econômicas e sociais de amparo à população, financiadas por meio do Consórcio Nordeste”, declara o documento.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]