Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
09/04/2020 às 20h00

Geral

Profissionais confeccionam máscaras para usuários dos Caps

Serviço disponibiliza materiais e orientações aos pacientes

Divulgação

Um atendimento humanizado e mais próximo do usuário já é característica conhecida dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió. Responsável por atender pacientes com transtornos mentais, ofertar tratamento adequado e reinseri-los na sociedade por meio de atividades, o serviço também está trabalhando para que os usuários estejam informados, seguros e se protejam durante a pandemia do coronavírus.

E foi justamente com o intuito de garantir a segurança destes pacientes, que o Núcleo de Cultura e Reabilitação Psicossocial passou a produzir máscaras de tecidos para os usuários utilizarem quando for necessário sair de casa. 

“A ideia foi nossa, ao observarmos que este é um momento que todo mundo tem que se prevenir. A gente tinha tecido suficiente para fazer essas máscaras, então resolvemos produzi-las. Elas têm a durabilidade das outras máscaras simples, para usar por duas horas e depois é necessário trocar”, conta Sônia Lubiana, coordenadora do núcleo.

As máscaras são distribuídas aos usuários dos Caps e população em situação de rua, conforme a necessidade dos pacientes.

A ação ajuda ainda a orientar os usuários sobre os cuidados necessários e a importância de seguir as recomendações dos órgãos de saúde. “O isolamento é muito importante neste momento e a gente não tá deixando de assistir esse paciente que está em casa. A gente faz videoconferência, está sempre ligando para eles, explicando o porquê do isolamento e o que é a Covid-19. Além disso, todas as vezes que eles vão a um serviço, a gente disponibiliza máscaras para que eles tenham a proteção”, destaca Sônia.

O Núcleo de Cultura e Reabilitação Psicossocial é uma das estratégias da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS para levar mais integração aos usuários e reinserção social. Com a suspensão temporária de algumas atividades em grupo, o planejamento e ações têm acontecido de forma adaptadas.

“Com a pandemia, não estamos tendo esse contato presencial, então  usamos estratégias, como a realização de videoconferências, tendo como objetivo saber como estão sendo desenvolvidas as ações pelos Caps, orientar e passar informações necessárias para o bom andamento do nosso trabalho”, explica a gerente Izolda Dias.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]