Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
09/04/2020 às 19h00

Geral

Ação da Cidadania entrega 40 toneladas de alimentos no Rio de Janeiro

Objetivo é combater a fome durante a pandemia do novo coronavírus

A organização não governamental Ação da Cidadania, fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, entregou hoje (9), em parceria com o Movimento Bem Maior, 40 toneladas de alimentos não perecíveis, material de higienização e 1.200 máscaras, para representantes de 40 entidades cadastradas pela ONG no estado do Rio de Janeiro. O objetivo é combater a fome durante a pandemia do novo coronavírus. Cada entidade levou uma tonelada de alimentos para a região onde atenderá 100 famílias, o que significa que 4 mil famílias foram beneficiadas com a ação desta quinta-feira.

Incluindo o resto do país, onde foram distribuídas 80 toneladas de alimentos, a Ação da Cidadania entregou esta semana a famílias mais necessitadas um total de 120 toneladas de alimentos e produtos de higiene. “A gente está recebendo muitas doações, o que nos deixa muito felizes”, disse à Agência Brasil o diretor-executivo da ONG, Kiko Afonso. Segundo ele, os canais que mais têm recebido doações recorrentes para a ONG são AME Digital, iFood e Benfeitoria.

Até agora, a Ação da Cidadania atendeu, com a campanha nacional, 35 mil famílias, o que soma cerca de 180 mil pessoas. Segundo Kiko Afonso, os próximos passos são tentar aumentar a arrecadação. A ONG e o Movimento Bem Maior estão em negociação final com um grande parceiro, que dará maior capilaridade à campanha, estendendo a rede nacionalmente.“A meta da Ação da Cidadania é chegar a 100 mil famílias atendidas por mês. Para isso, a gente precisa arrecadar R$ 25 milhões, para atender essas famílias por três meses”, informou. Afonso revelou que a arrecadação com esse propósito está chegando, no momento, perto de R$ 4 milhões.

Filantropia

Kiko Afonso destacou a parceria com o Movimento Bem Maior, que estimula a filantropia na sociedade. “O movimento procura disseminar a cultura da filantropia pelo Brasil, por parte de grandes empresários, famílias que têm muito dinheiro e assim por diante. Esse grupo já faz mobilização há muito tempo e quando nós iniciamos essa campanha eles nos procuraram, com o objetivo de nos ajudar a construir essas pontes de arrecadação e captação”.

Algumas das captações feitas para o combate à fome durante a pandemia do novo coronavírus vieram através de contatos do Movimento Bem Maior. O diretor-executivo da Ação da Cidadania lembrou que a ONG trabalha em rede. “Não é ela que vai na ponta entregar a cesta; são as entidades cadastradas que a ONG fortalece, na visão que vem desde a época de Betinho, de tentar criar lideranças locais de estímulo à cidadania, aos direitos humanos. Para isso, em vez de fazer ações diretas nos locais, a organização procura que as entidades se fortaleçam localmente e possam, assim, conseguir mais captações nas áreas onde se acham localizadas”.

Afonso diz acreditar que quanto maior for o número de parceiros, melhor, para poder atender a milhões de brasileiros que estão entrando em situação de insegurança alimentar, devido à crise do novo coronavírus. O objetivo da Ação da Cidadania é “aparecer o menos possível e fazer o máximo possível”, afirmou.

A presidente do Movimento Bem Maior, Carla Matarazzo, destacou que “a expectativa é auxiliar nas demandas sociais emergenciais e, concomitantemente, atuar na prevenção, distribuindo informações de cuidados básicos para controlar a disseminação do vírus. Dessa forma, as famílias podem ter um pouco mais de tranquilidade em suas casas e se protegerem”, disse Carla.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]