Dólar com. 5.1585
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
09/04/2020 às 14h13

Geral

Covid-19: fiscalização de decretos segue nas ruas de Maceió

Cumprimento dos decretos é crucial para enfrentamento da doença

Fiscalização continua encontrando estabelecimentos comerciais em descumprimento dos decretos. - Divulgação

A Prefeitura de Maceió tem adotado medidas para combater a disseminação do coronavírus (Covid-19) na capital. Uma delas é a força-tarefa integrada com o Governo do Estado para fiscalização diária dos decretos que determinam o fechamento de estabelecimentos não essenciais e a não aglomeração de pessoas para reduzir a transmissão da doença.

“Esse isolamento social é a única forma de conter a sobrecarga do sistema de saúde, caso haja muitas pessoas infectadas ao mesmo tempo. Aprendemos isso pelo exemplo de outros países. Então, essa atuação da fiscalização visa o bem da população e segue o que orienta a Organização Mundial de Saúde. Essas informações estão sendo bem difundidas pelas autoridades e pelos veículos de comunicação. Este é o momento de ficar em casa”, orienta o secretário-adjunto e Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira.

A base da força-tarefa é a sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em Jaraguá – que participa com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal. Além da Semscs, participam também a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). E ainda, a Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.

Nessa quarta-feira (08), as rondas da manhã passaram pela Avenida Fernandes Lima, Cidade Universitária, Eustáquio Gomes, Village Campestre 1 e 2, Conjunto Denisson Menezes e orla marítima. No período da tarde, os locais foram a Levada, Mercado da Produção, Ponta Grossa, Vergel, Prado e orla marítima. À noite, foram vistoriados o Farol, Gruta de Lourdes, Avenida Rotary, Murilópolis, Ouro Preto e orla marítima.

Foram registradas 13 chamadas para o disque-denúncia da Semscs. Entre elas, a de que estariam em funcionamento barbearias, salões de beleza, locação de equipamentos de som, papelaria, loja de móveis, loja de venda de chocolates e vidraçaria.

E, ainda, quatro estabelecimentos foram fechados por descumprimento dos decretos; três deles eram bares. Uma carga de coco verde foi apreendida, mesmo após orientação da fiscalização, houve insistência na venda do produto na orla marítima, o que não é permitido neste período.

Denúncias

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana;

– 190 (Polícia Militar);

– 181 (Secretaria de Segurança Pública).


Fonte: Ascom Semscs

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]