Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
09/04/2020 às 13h30

Geral

Defensoria recomenda que Estado siga Portaria do CNJ e Ministério da Saúde sobre sepultamento de pessoas não identificadas durante pandemia

O ato normativo federal autoriza o sepultamento e a cremação de pessoas mortas durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, sem a necessidade de um atestado de óbito registrado em cartório, nos casos de pessoas não identificadas

A defensora pública do Núcleo de Atendimentos Iniciais da Defensoria Pública do Estado,  Nicolle Januzi de A. R. Pereira, recomendou à Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), nessa quarta-feira, 8, que adote o teor da Portaria Conjunta nº 1, de 30 de março de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Saúde, que trata da lavratura das Declarações de Óbito e liberação de corpos, no caso de pessoas não identificadas, durante o período de pandemia causada pelo Covid 19. A Recomendação, que é válida para todo o território do Estado, ainda é para que seja divulgada a Portaria para todos os estabelecimentos hospitalares alagoanos.

A medida busca evitar maior sofrimento dos familiares de cidadãos que faleceram sem deixar documento oficial e garantir seu sepultamento digno.

Além disso, busca evitar situação de superlotação no Serviço de Verificação do Óbito da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (SVO/Uncisal), órgão responsável pelas necrópsias de pessoas falecidas de morte natural; e no Instituto Médico Legal (IML), local onde os corpos permanecem enquanto aguardam identificação. 

A Recomendação leva em consideração o disposto na Portaria federal, que autoriza sejam os corpos liberados para sepultamento após reunidos na Declaração de Óbito elementos capazes de identificar a pessoa falecida, independentemente da prévia lavratura do Registro de Óbito em cartório.

Além disso, o CNJ e o Ministério da Saúde elencaram protocolos que devem ser adotados pelos hospitais para colher informações que permitam a identificação posterior do cidadão. Dentre elas, os serviços de saúde deverão enviar, preferencialmente por meio eletrônico, as Declarações de Óbito e demais informações para identificação do corpo para a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]