Dólar com. 5,458
IBovespa 4,25
26 de maio de 2020
min. 24º máx. 30º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel Covid-19: Brasil tem 374.898 casos confirmados e 23.473 óbitos
27/03/2020 às 23h00

Geral

Consumo responsável de água é indispensável durante distanciamento social

Agreste Saneamento reforça cuidados que a população deve adotar para evitar desperdícios

O uso responsável da água é uma das orientações da Agreste Saneamento para o período de distanciamento - Assessoria

O período de distanciamento social é indispensável à prevenção da disseminação da Covid-19.  Em Alagoas, a medida foi decretada pelo Governo do Estado na última sexta-feira (20). A permanência em casa ajuda no controle da doença, entretanto, pode elevar o consumo de água. Por isso, a Agreste Saneamento alerta para o uso responsável e eficiente do recurso.

Conforme já divulgado, a Agreste reforçou as medidas operacionais para garantir o abastecimento de forma plena. Desta forma, é indispensável boas práticas comunitárias, a fim de evitar desperdícios.

De acordo com o diretor operacional da Agreste Saneamento, Sérgio Bovo, a conscientização da população contribui de forma significativa para o equilíbrio dos recursos hídricos.

"Com base em todas as medidas preventivas, a Agreste Saneamento mobilizou seus colaboradores de forma segura para que as atividades de abastecimento e fornecimento de água dos 10 municípios atendidos pela PPP continuem regularmente. A orientação, porém, é que os clientes não abusem do recurso enquanto estão em casa e fiquem atentos ao seu consumo diário", reforça.

E como o consumo responsável pode ser adotado no cotidiano? Atitudes simples, segundo Sérgio, são essenciais: diminuir o tempo de banho, fechar bem as torneiras, evitar vazamentos, reutilizar água da lavagem de roupas são alguns passos simples e que podem ser adotados em qualquer residência.

No banheiro

  • Não jogue papel higiênico, absorventes, cigarros ou outro tipo de lixo no vaso. O acionamento da descarga consome em média de 6 a 10 litros de água;
  • Mantenha a torneira fechada enquanto estiver escovando os dentes; fazendo isso você economizará cerca de 12 litros em casa ou cerca de 80 litros de água em apartamento.

Na cozinha

  • Antes de lavar a louça, tire o excesso de sujeira de pratos e panelas com uma toalha de papel ou deixe as panelas mais sujas de molho por um tempo com água e sabão;
  • Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e enxague tudo de uma vez, assim, você economiza até 20 litros de água;
  • Deixe frutas e verduras em água com um pouco de vinagre por alguns minutos antes de lavar – a economia chega a 10 litros;
  • Utilize sabão ou detergente biodegradável, que, por se decompor mais facilmente, não polui os rios;
  • Feche bem a torneira. Torneiras que pingam podem desperdiçar entre 30 e 200 litros de água por dia.

Na lavanderia

  • Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo duas vezes por semana;
  • Se as roupas são lavadas no tanque, deixe de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxague. E você ainda pode aproveitar essa última água para lavar o quintal, a garagem, a calçada ou a própria área de serviço;
  • Fique atento! No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto pode chegar a 280 litros. Já a lavadora de roupa com capacidade para cinco quilos consome 135 litros;

Cuidado com os vazamentos

  • Uma torneira gotejando pode chegar a desperdiçar 46 litros de água por dia, e 1.380 litros por mês;
  • Um filete de mais ou menos dois milímetros desperdiça 4.140 litros de água por mês;
  • Um filete de quatro milímetros desperdiça 13.260 litros de água por mês
  • Um furo de dois milímetros no encanamento, para uma pressão de 15m de coluna de água, desperdiça, aproximadamente, 3.200 litros por dia.

Sobre a Agreste Saneamento – A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2019, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Sanemento - A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]