Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/02/2020 às 22h00

Geral

Renan Filho destaca avanços da Segurança Pública em posse do superintendente da PF

Ele afirmou que a meta do Governo do Estado é deixar a taxa de homicídios em Alagoas abaixo da média nacional

Em seu discurso, Renan Filho disse que a meta do Governo do Estado é deixar a taxa de homicídios em Alagoas abaixo da média nacional - Márcio Ferreira/Agência Alagoas

Durante a posse do novo superintende regional da Polícia Federal (PF) em Alagoas, João Vianey Xavier, o governador Renan Filho destacou, na manhã desta sexta-feira (14), a diminuição dos índices de violência na capital e em todo o Estado. Ao defender o trabalho cooperativo das forças de segurança, ele afirmou que a meta do Governo de Alagoas é deixar a taxa de homicídios, por grupo de 100 mil habitantes, abaixo da média nacional.

“O nosso Estado é hoje, talvez, o que mais reduz violência no país com relação ao governo anterior. Já chegamos a ter aqui a taxa perto de 80 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Hoje, estamos próximos de 30 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes e a nossa meta é colocar Alagoas abaixo da média nacional, mesmo estando localizado na região mais violenta do país, que o Nordeste brasileiro”, declarou Renan Filho, que deu as boas-vindas ao novo superintendente.

A solenidade foi realizada na sede da Superintendência Regional da PF, localizada no bairro Jaraguá, e reuniu diversas autoridades, sobretudo aquelas ligadas à Segurança Pública.

Renan Filho citou, ainda, que Maceió detém, na atualidade, a menor taxa de homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes dos últimos 30 anos. “Na capital, especialmente, nós chegamos a ter 110 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes e hoje estamos abaixo de 30, com 29,8 homicídios”, salientou.

O governador atribuiu os excelentes resultados alcançados pela Segurança Pública de Alagoas aos robustos investimentos feitos na área, possibilitados pelo eficiente ajuste fiscal, que reduziu despesas desnecessárias, aumentou a receita e abriu caminho para o maior volume de investimentos feito por uma unidade da federação no país, vis-à-vis a sua receita corrente líquida.

“Estaremos sempre preparados para a cooperação; inclusive, quando for necessário fazer investimentos para tanto, o Estado estará pronto. O nosso trabalho à frente de Alagoas é exatamente como propôs o diretor-geral da Polícia Federal (Maurício Leite Valeixo), um trabalho cooperativo para que a gente combata o crime de maneira geral e ofereça mais possibilidade de o Estado avançar”, declarou Renan Filho.

Em seu discurso, o diretor-geral da PF destacou, justamente, o trabalho conjunto das forças policiais, dos órgãos e parceiros estratégicos. 

“Não podemos e não devemos, enquanto servidores públicos, agir isoladamente, ao contrário, devemos atuar de forma conjunta, em parceria, unindo esforços com a finalidade de reduzir os elevados índices de crimes, através de uma investigação pautada na inteligência, na técnica e na qualidade da prova”, considerou Valeixo.

Currículo

Baiano de Feira de Santana, o novo superintendente regional da PF em Alagoas é detentor de um extenso currículo. Ele iniciou sua carreira no cargo de delegado em 2002, no município de Ilhéus (BA). Depois de passar por diversas divisões e delegacias especializadas, chefiou, em 2018, a Divisão de Inteligência Policial e, posteriormente, a Coordenação de Gestão Estratégica. Em 2019, atuou como coordenador de Inteligência da PF, deixando o cargo para assumir a Superintendência Regional da PF em Alagoas.

“A intenção é buscar trazer os ensinamentos da maior eficiência na execução das atribuições da Polícia Federal. Eu costumo trabalhar com orientação a projetos, mapeamento de processos e a ideia é que esses ensinamentos sejam aproveitados aqui na rotina de Alagoas”, afirmou Vianey, que substitui no cargo de superintendente o delegado Rolando Alexandre de Souza.

“As demandas aqui de Alagoas são muito parecidas às existentes nos outros Estados do Nordeste. A ideia é dar o melhor possível da nossa experiência para que elas sejam, da melhor maneira possível, resolvidas”, acrescentou Vianey.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]