Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/01/2020 às 15h19

Geral

Taxa de confiança no TJAL avança 20 pontos percentuais e chega a 74%

Pesquisa anterior realizada entre 2016 e 2017 apontava 54%; índice considera quantidade de avaliações “bom” e “ótimo” em diversas questões

A Justiça estadual de Alagoas tem uma taxa de confiança de 74%, de acordo com pesquisa realizada em 2019 com 3.217 pessoas, pela Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP).

A taxa considera o somatório das avaliações “Ótimo” e “Bom” em diversas questões, dividido pelo total de avaliações. Na pesquisa anterior, feita entre 2016 e 2017, o indicador apontava 54%, ou seja, houve avanço de 20 pontos percentuais.

Nas varas e juizados, 2.618 pessoas responderam presencialmente a um questionário. Outros 574 indivíduos participaram via internet, no site do Tribunal de Justiça. O restante respondeu na sede do TJAL e nas turmas recursais. Entre o público das varas e juizados e os respondentes online, houve avanço em todos os índices.

O questionário presencial incluiu itens referentes ao atendimento (como tempo de espera, cordialidade, presteza e clareza das informações); espaço físico (limpeza, organização, acessibilidade); e o serviço judicial (cumprimento de prazos, tempo transcorrido para o julgamento, intimações).

O questionário online inquiriu sobre os serviços úteis encontrados no site, atualização das informações, conteúdo das notícias, pesquisa de jurisprudência, entre outros tópicos.

A estatística Inara Françoyse, da APMP, responsável pela pesquisa, explica que o objetivo é identificar as necessidades sentidas pelos jurisdicionados. “Vamos discutir com a Presidência, que vai convocar os setores apontados e então vamos abrir ações corretivas e tomar decisões para melhorar o que foi apontado”.

A APMP concluiu apenas a análise das respostas das questões objetivas, até o momento. As sugestões e reclamações dos respondentes escritas nos campos abertos ainda estão em análise.

A maioria dos respondentes da pesquisa são advogados (33%) ou partes em processos (25%), mas também participaram estudantes (13%), defensores públicos (2%), promotores de justiça (1%) e outros usuários (23%). 3% não responderam essa pergunta.

O relatório completo será publicado nos próximos dias, na página da APMP.


Fonte: Dicom TJ/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]