Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/01/2020 às 16h00

Geral

Iprev assina acordo para agilizar atendimento a servidores municipais

Iprev e INSS assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nesta quarta-feira (22) - Divulgação

Com o objetivo de melhorar os serviços da previdência social, a diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev-Maceió), Fabiana Toledo, e representantes do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), assinaram, nessa quarta-feira (22), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os órgãos. O Município, que não fará reforma previdenciária até que haja tramitação da PEC no Congresso Nacional, enviou o Projeto de Lei à Câmara Municipal para cumprir a obrigação constitucional prevista na emenda constitucional 103/2019.

Fabiana Toledo explicou que, na próxima semana, será executado o plano de trabalho do ACT com a definição de treinamentos com os aplicativos do INSS. O intuito do ACT é possibilitar agilidade no acesso às informações entre as autarquias e promover a desburocratização, digitalização e modernização dos serviços públicos oferecidos aos servidores.

“É um instrumento que viabiliza o acesso às informações, garantindo agilidade nas decisões, seja na finalização dos processos de interesse dos segurados, seja nas ações de prevenção e combate a eventuais fraudes previdenciárias”, esclareceu Fabiana Toledo.

A diretora-presidente do Iprev ressalta que a Prefeitura de Maceió utiliza regularmente instrumentos como esse para promover uma maior eficiência dos serviços públicos prestados. Com a utilização da plataforma INSS-Digital, foi possível realizar esse acordo para possibilitar ao Iprev-Maceió o acesso às informações e aos serviços, como emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e extratos previdenciários dos períodos de contribuições no INSS.

“A parceria surgiu do interesse da Prefeitura em auxiliar os servidores públicos que solicitam benefícios de aposentadoria junto ao Iprev-Maceió, nos casos em que eles vão utilizar tempo de contribuição vertido ao INSS. Nesses casos, eles precisam que o INSS emita alguns documentos, como a CTC e a relação das remunerações desse período, o que muitas vezes acarreta idas e vindas desnecessárias aos órgãos,  atrasa o processo e causa muito estresse ao servidor. Assim, com a implantação do INSS-Digital surgiu a possibilidade de realização desse acordo de cooperação”, detalhou Fabiana Toledo.

Participaram da assinatura do ACT Edgar Barros, Gerente executivo do INSS; João de Deus Benício, Procurador Federal do INSS; Marcelo Lima, técnico de seguridade social e gerente de comunicação do INSS; Adler Pinheiro, técnico previdenciário e coordenador Geral de Manutenção de Benefícios do Iprev-Maceio; Alexandra Barbosa, coordenadoria de atendimento do Iprev-Maceio  e Renata Brandão, coordenadora do atendimento aos segurados do Iprev-Maceio.

O ACT permitirá ao Iprev-Maceió atuar como um agente do INSS com acesso aos seus sistemas e serviços, o que agilizará a obtenção dos documentos e informações, poupando tempo e estresse aos servidores.

PL

Para cumprir a obrigação constitucional e evitar a perda de repasses financeiros federais para Maceió, o prefeito Rui Palmeira enviou à Câmara Municipal, nessa segunda-feira (20), o Projeto de Lei que propõe duas mudanças: atualização da legislação municipal quanto a concessão de Pensão por Morte, para coibir fraudes contra a previdência, e a alteração da alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14% dos servidores, bem como dos aposentados e pensionistas que recebem acima do teto do INSS, seguindo as mudanças impostas pela Emenda Constitucional 103/2019. Se o PL for aprovado em janeiro, as mudanças passarão a vigorar a partir de maio.

Sem reforma

O PL não trata de reforma da previdência. O prefeito Rui Palmeira decidiu que não fará reforma até que haja a tramitação da PEC paralela no Congresso Nacional. A PEC paralela é a proposta de emenda constitucional que trata da inclusão dos estados e município na reforma da previdência. O prefeito decidiu que há a necessidade de aguardar as discussões sobre o tema no congresso Nacional. O PL não altera idade mínima, tempo de contribuição e nenhuma regra na concessão de benefícios de aposentadoria do servidor público municipal.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]