Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/01/2020 às 08h00

Geral

Cientistas descobrem relação entre anorexia e metabolismo

A maneira como tratamos a anorexia pode estar mudando graças a um novo estudo que associa a doença ao metabolismo

Reprodução

Um estudo publicado na revista Nature Genetics afirma que existe uma ligação entre a anorexia e o metabolismo. Para chegar a esta conclusão foi examinado o DNA de quase 17 mil pessoas com anorexia nervosa e 55 mil indivíduos saudáveis.

Os investigadores identificaram oito marcadores genéticos que relacionam a anorexia a alguns dos mesmos fatores genéticos que também influenciam o risco de distúrbios psiquiátricos - como o transtorno obsessivo-compulsivo, a depressão e a ansiedade; e características metabólicas e antropométricas, como o baixo índice de massa corporal.

"Isto significa que, quando pensamos em anorexia nervosa, é necessário entender que não é apenas um distúrbio psiquiátrico, mas também um distúrbio metabólico", disse a investigadora Cynthia Bulik à CNN.

De uma forma geral, a anorexia é tratada como um distúrbio psiquiátrico - é por isso que os tratamentos são focados na terapia comportamental. Com esta investigação, poderá ser dada mais atenção aos componentes metabólicos da doença.

Fonte: Notícias ao Minuto