Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/01/2020 às 12h00

Geral

Ufal registra aumento no número de estudantes diplomados

Universidade aumentou para 52,69% a taxa de sucesso da graduação

Gestão deixa Ufal comemorando resultados positivos - Divulgação

Acompanhando a diminuição nas taxas de evasão estudantil, a Universidade Federal de Alagoas, a universidade brasileira que mais reduziu a evasão, também registrou um aumento significativo no número de diplomados. Segundo a pró-reitora da Prograd, Sandra Regina, “a Ufal aumentou para 52,69% a taxa de sucesso da graduação”. O índice é obtido pela relação do número de estudantes que ingressam em comparação com os que terminam o curso. “É com grande alegria que a gestão da Universidade comemora e celebra o aumento dos indicadores relacionados à taxa de sucesso na graduação”, afirmou. 

Sandra Regina enfatiza que a melhoria desse índice “é fruto de um trabalho colaborativo que envolve a Prograd, a Proest [Pró-reitoria Estudantil], os coordenadores de curso, DRCA [Departamento de Registro e Controle Acadêmico] e a PEI [Procuradoria Educacional Institucional]”. Ela ainda destaca que o “aumento de 52,69% é resultado de um trabalho que vem sendo realizado com ênfase na diplomação dos estudantes, na formação e na realização de cursos para melhoria da leitura e escrita, baseado no método da Leitura Imanente, que contribuiu, significativamente, para que os graduandos procedam com a conclusão do TCC [Trabalho de Conclusão de Curso]”. 

A pró-reitora também citou como ação que ajudou a alcançar essa conquista o apoio permanente da Proest, com “o fim da Bolsa Trabalho e contrapartida laboral”. Segundo ela, “tal medida foi fundamental no início da gestão, na qual permitiu o aumento dos indicadores de diplomação e elevação da taxa de sucesso de 2016 a 2019”. Além disso, “o incentivo aos colegiados do curso por meio de atividades de reingresso; as duas resoluções aprovadas em 2017 pelo Consuni [Nº 13, que define prazos e parâmetros, em caráter transitório, para a regularização da vida acadêmica de estudantes da Ufal em condições de desligamento e Nº 60, que aborda critérios para a regularização da vida acadêmica em condições de desligamento por baixo coeficiente ou por bloqueio]; além do trabalho cotidiano de formação para garantir que os estudantes concluam em tempo hábil seus cursos”, foram destacados pela pró-reitora. 

A reitora Valéria Correia também comemorou o resultado da taxa de sucesso da graduação. “É para se comemorar mais uma avaliação positiva da nossa gestão. Uma universidade socialmente referenciada precisa garantir a permanência estudantil. Ser a Universidade onde os estudantes menos desistem de seus cursos, entre as 64 federais do país, é motivo de orgulho. Nossos gestores estão de parabéns”, enfatizou.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]