Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
15/11/2019 às 14h23

Geral

No aniversário de 130 anos da República, Marechal Deodoro recebe três obras importantes

Renan Filho inaugurou o Cisp, entregou dois quilômetros de vias urbanas pavimentadas e assinou ordem de serviço para a reforma de Casa Maternal

Como parte das comemorações alusivas aos 130 anos da Proclamação da República, festejados nesta sexta-feira (15), Marechal Deodoro tornou-se a sede administrativa do Estado - Márcio Ferreira/Agência Alagoas

Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió, tornou-se a sede administrativa do Estado. O ato de transferência foi assinado pelo governador Renan Filho e o prefeito municipal, Cláudio Roberto Ayres da Costa, o "Cacau", em cumprimento à Constituição Estadual e como parte das comemorações alusivas aos 130 anos da Proclamação da República, festejados nesta sexta-feira (15).

"Poucas datas comemorativas são tão importantes para o país e para Alagoas como a Proclamação da República pela participação decisiva de dois dos nossos mais significativos marechais: Deodoro da Fonseca, que dá nome a essa cidade e foi o proclamador da República, e Floriano Peixoto, que não a proclamou, mas foi quem a consolidou", disse Renan Filho.

E no dia em que se tornou transitoriamente a capital do Estado, Marechal Deodoro recebeu obras importantes. O governador Renan Filho inaugurou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), entregou dois quilômetros de vias urbanas pavimentadas na cidade e assinou a ordem de serviço para o início das obras de reforma da Casa Maternal Nossa Senhora da Conceição.

O governador chegou ao município por volta das 10h30 e seguiu para a solenidade em frente ao Palácio Provincial, sede do Poder Executivo. Acompanhado pelo prefeito, secretários e deputados estaduais, ele depositou uma coroa de flores em frente ao busto de Marechal Deodoro da Fonseca, em homenagem ao proclamador da República, nascido no município. Depois, seguiu para o hasteamento das bandeiras.

No Salão de Despachos do Palácio Provincial, o governador e o prefeito de Marechal Deodoro assinaram o ato de instalação da sede administrativa do Estado no município e discursaram.

"Marechal Deodoro foi a primeira capital de Alagoas a se tornar sede do Governo Estadual, isso é motivo de muito orgulho e enaltece a nossa cidade", destacou o prefeito.

Renan Filho observou que apesar dos avanços, a República no Brasil ainda não é 100% cidadã. Ele afirmou que não se pode permitir retrocessos como a retirada de conquistas históricas alcançadas ao longo dos 130 anos de República.

"É fundamental que a nossa República caminhe para direitos iguais, equidade e para o fortalecimento da liberdade individual do cidadão. Só assim nós construiremos um país melhor para todos", afirmou.

Desfile

O dia festivo seguiu com o desfile cívico-militar. A comitiva se deslocou a pé do Palácio Provincial até o CISP. No caminho, houve a entrega de dois quilômetros de vias urbanas pavimentadas e sinalizadas pelo programa Pró-Estrada, executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

"O Pró-Estrada está em quase 100% de Alagoas. Fizemos obras em cerca de 90 municípios e a nossa meta é atingir a totalidade deles", revelou o secretário do Transporte e do Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

A comitiva seguiu até a Rua 18 do Forte de Copacabana, no Barro Vermelho, onde ocorreu a solenidade de inauguração do CISP, construído pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). O Centro é a 23ª unidade entregue pelo Governo do Estado à população alagoana.

"Esse Cisp é do tipo 1 e vai materializar a integração das polícias Civil e Militar. Nós lançamos automaticamente aqui a Força Tarefa de Segurança Pública e a delegacia passa a funcionar 24 horas por dia", ressaltou o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior.

A Polícia Militar recebeu três novas viaturas e a Civil, uma.

Foi investido R$ 1,8 milhão na construção do Cisp de Marechal Deodoro. Os recursos são do Tesouro Estadual e vão garantir uma melhor infraestrutura para os policiais, além de facilitar o combate ao crime na região.

"Nós temos uma cidade com um potencial turístico muito grande e havia esse clamor da população pela instalação do Centro Integrado de Segurança Pública aqui. O governador atendeu nosso pedido", acrescentou o prefeito.

Maternidade

Ainda durante a solenidade, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, autorizaram o início das obras de reforma da Casa Maternal Nossa Senhora da Conceição. O trabalho conta com investimento de R$ 500 mil e possui prazo para conclusão de quatro meses.

A nova Casa Maternal terá atendimentos voltados a partos normais, sem complicações, e contará com três leitos com assistência no pré-parto, parto e pós-parto.

"É um sonho antigo do deodorense de que as crianças voltem a nascer aqui na cidade. Nesse sentido, estamos adequando as instalações da maternidade à política pública do Programa Cria. Trata-se de um Centro de Parto Natural que contará com os equipamentos mais modernos existentes hoje no Brasil e terá como referência o Hospital da Mulher", informou Ayres.

Por fim, o governador e o prefeito de Marechal Deodoro visitaram as obras de construção da Ponte da Estiva, que está em fase final de edificação.

"A Ponte da Estiva é uma obra de mobilidade muito importante para a integração da cidade. Será fundamental, sobretudo, nos períodos de chuva, quando aquela região fica alagada. Fizemos a ponte dentro das novas tendências da engenharia. A obra vai melhorar muito a vida das pessoas", afirmou Renan Filho, lembrando que o Governo do Estado também está construindo uma escola em tempo integral no distrito de Massagueira, que ficará pronta em breve.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]