Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/11/2019 às 07h30

Geral

Ministério Público celebra TAC para garantir segurança no Réveillon de Maceió

Divulgação

Unir amigos, familiares, brindar a chegada do novo ano, celebrar a vida, mas tudo com muita responsabilidade e atendendo às determinações das leis que visam a segurança e os demais direitos do cidadão. Focando nisso, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) celebrou, nessa quarta-feira (13), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com órgãos estaduais e municipais, Marinha do Brasil, a empresa fornecedora de energia e organizadores de réveillons privados para que 2020 seja recepcionado, em Maceió, sem registros de ilegalidades. Na orla de Ponta Verde, as festividades começarão às 21 h e serão encerradas às 3 h.

A reunião com as representatividades ocorreu no prédio das Promotorias de Justiça da capital, no Barro Duro, e foi coordenada pelo promotor de justiça Max Martins, da Promotoria de Defesa do Consumidor. As medidas elencadas não sofrem alteração em relação às festividades de 31 dezembro de 2018, o que reforça a expectativa de que serão todas cumpridas.

Como a palavra segurança sempre é a evidenciada, ficará com a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) todas as incumbências no tocante à manutenção da ordem. Medidas de precaução como evitar venda, transporte e consumo de bebidas alcoólicas em vasilhames de vidro, de churrasquinhos em espetos de madeira por ambulantes, comerciantes e público em geral devem ser cumpridas à risca.

A Polícia Militar também terá o compromisso de disponibilizar efetivo suficiente para Maceió e Grande Maceió, de acordo com o planejamento específico do Comando de Policiamento da Capital. A atuação deve ter conexão integral entre a SEMSCS e a PM, ficando a secretaria municipal de informar o seu efetivo à corporação estadual.

Pirotecnia

Os famosos shows pirotécnicos, momentos mais esperados pela população, só acontecerão nos locais analisados vistoriados, e autorizados por Corpo de Bombeiros, após a apresentação dos projetos pelos organizadores , sendo os mesmos devidamente subscritos por um engenheiro habilitado, cadastrado no Bombeiros e no CREA, e apresentados até o dia 4 de dezembro.

Para a tradicional queima, na orla de Maceió, a vistoria nas balsas deve ocorrer um dia antes, pelo Corpo de Bombeiros, conjuntamente com a Marinha do Brasil e a SEMSCS para a autorização dos shows pirotécnicos. A solicitação para a inspeção deve ser feita até o dia 27 de dezembro. O acordado é que todas as vistorias previstas encerrem às 13 h, do dia 31. A Fundação Municipal de Cultura é a responsável por todo apoio logístico, incluindo postos elevados de observação, para a Polícia Militar, e também de atendimento médico.

Quatro pontos foram definidos para a queima pirotécnica: próximo à barraca Pedra Virada, próximo ao Alagoinha, além de dois pontos distintos entre o Maceió Mar Hotel e o Hotel Jatiúca. Também haverá festa de Réveillon nos bairros do Benedito Bentes, Graciliano Ramos e Vergel do Lago. Para todos os eventos, sob aparato da Lei Municipal nº 4.548/96, em seu art. 149, fica definido o volume máximo de 90 decibéis.

Os responsáveis pela contratação de empresas de fogos de artifícios, a serem utilizados em rios, mares e lagoas, deverão encaminhar requerimento à Capitania dos Portos, impreterivelmente, até o dia 2 de dezembro, anexando documentos indispensáveis e todos os certificados de aprovação para a promoção dos eventos.

Iluminação

A Equatorial manterá equipe de plantão 24 horas para atendimentos emergenciais em todos os locais programados para acontecer os eventos. Responsáveis, ambulantes e barraqueiros cadastrados deverão requerer junto à empresa de fornecimento de energia elétrica, autorização para a instalação em via pública, informando a potência do KW, bem como dia e horas de utilização. Todos devem apresentar, para usufruírem do espaço, efetivar o pagamento de uma taxa.

Primeiros-socorros

Toda assistência em caso de emergência ficará por conta do Samu que terá as duas bases descentralizadas ( do Trapiche e Serraria), além da Central de Atendimento de plantão. Especificamente para o Réveillon da orla de Ponta Verde serão disponibilizadas duas equipes, a primeira na Praça Gogó da Ema, e uma Unidade de Suporte Avançado nas imediações do Banco do Brasil.

Punições

Em caso de descumprimento de qualquer cláusula, os signatários estarão sujeitos a aplicação de multa de R$ 10 mil. Para qualquer empresa de Réveillon privado fica estipulada a multa no valor R$ 40 mil, caso descumpra o embargo ou realizar evento sem autorização.

“Tudo foi devidamente discutido e o Ministério Público acredita ter sido absorvido por cada um. As cláusulas foram elencadas e responsabilidades atribuídas, esperamos não haver nenhum transtorno até a data do evento, bem como durante as festividades. Nossa preocupação é com a segurança da população e, para isso, faz-se necessário o engajamento e o compromisso”, declara o promotor de Justiça, Max Martins.


Fonte: Ascom MPAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]