Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
19/10/2019 às 07h30

Geral

Maceió Rosa: ações em USFs reforçam prevenção do câncer

Usuárias participam de atividades com equipe da USF Pescaria. Foto: Divulgação

Durante todo este mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem trabalhado dentro da Programação do Maceió Rosa garantindo visibilidade às ações de conscientização e prevenção do câncer de mama, estimulando e articulando inúmeras atividades junto ao público feminino, por meio das unidades de saúde do município.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Pescaria, localizada na região do litoral norte, a equipe promoveu, em parceria com os acadêmicos do Curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) e seus preceptores, uma grande ação voltada para o tema, com as usuárias da unidade.

No local, cerca de 90 mulheres com idades entre 30 e 80 anos participaram de palestras realizadas pelos profissionais de saúde, como a da ginecologista da unidade, Dra. Carmem Lúcia, que apresentou as principais causas do câncer de mama e do colo de útero e orientou como realizar o autoexame das mamas, destacando a necessidade dos exames preventivos.

Com a enfermeira da Estratégia, Cícera Gomes, as usuárias foram orientadas sobre a importância da realização de testes rápidos (para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C) e da atualização do cartão de vacinas, disponibilizadas na rotina das unidades de saúde. Além disso, foram realizados pelos estudantes da UNIT – sob a supervisão dos seus preceptores, Dr. Kiev e Dra. Viviane – os encaminhamentos necessários para realização de mamografia e citologia junto ao público-alvo da campanha do Maceió Rosa, na faixa dos 50 aos 69 anos.

Além da programação educativa, as mulheres puderam dispor de cuidados no Espaço da Beleza – com a contribuição da psicóloga Inês Valões realçando a beleza natural das usuárias.

“E depois dos cuidados, a equipe da unidade abriu espaço para que as usuárias também compartilhassem alguma experiência vivenciada em relação ao câncer – com elas ou familiares – onde puderam dar sua contribuição ao conhecimento construído sobre o assunto durante toda a ação”, disse a enfermeira Cícera Gomes.

A ação foi finalizada com o sorteio de kits da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher e entrega de lembrancinhas feitas pela própria equipe, que também organizou um delicioso lanche coletivo para todos os participantes.

USF Galba Novaes

Outra unidade que mobilizou toda a comunidade do seu entorno em razão das ações preventivas e de conscientização do Maceió Rosa foi a Unidade de Saúde da Família (USF) Galba Novaes, que movimentou toda a sua equipe para alertar e orientar as usuárias do local.

Na programação, foram disponibilizados exames de citologia, realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, exercícios com educadores físicos da equipe do NASF, palestras sobre autoexame e cuidados preventivos contra o câncer de mama e de colo do útero, além de encaminhamentos do público-alvo da campanha para a realização de mamografia.

“Ficamos felizes porque a comunidade atendeu ao nosso convite e participou ativamente conosco de toda a programação”, comemorou a gerente administrativa Tatiana Barretto.

Ao final, as usuárias foram homenageadas com um lanche saudável de frutas e o sorteio de brindes.



Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]