Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
19/10/2019 às 10h15

Geral

Prefeitura fomenta turismo de eventos com realidade virtual

Belezas naturais e cultura são alguns dos atrativos do Maceió 360º. - Foto: Wesley-Menegari / Ascom Semtel

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e em parceria com o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), levou ao XII Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares, em Goiânia (Go), o projeto de realidade virtual Maceió 360º. A ação tem como objetivo proporcionar aos participantes do evento uma imersão nos principais atrativos turísticos da capital alagoana, visto que a cidade será sede do evento em 2021. O encontro, que teve início nessa quarta (16), acontece até este sábado (19), e deve reunir mais de mil participantes.

Resultado de uma captação realizada em 2017 pelo MC&VB em Salvador – onde a capital alagoana concorreu com Gramado (RS) -,  o congresso é mais um reconhecimento das potencialidades do Destino Maceió e das ações estratégicas realizadas pela Prefeitura, em parceria com o trade turístico, para alavancar o potencial da capital no turismo de negócios e eventos, segmento que registrou crescimento significativo nos últimos anos. Somente no último trimestre deste ano, segundo dados do MC&VB, 22 eventos devem reunir 20.600 participantes e gerar um impacto de 25 milhões na economia municipal, um aumento de 150% em comparação ao mesmo período do ano passado

Em setembro, o projeto também foi apresentado a 1.500 participantes da 46° Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, em Florianópolis (SC). A próxima edição do evento será realizado na capital alagoana, em outubro de 2020. Durante esta sexta (18) e sábado (19), os atrativos de Maceió em realidade virtual serão divulgados para mais de 3.500 profissionais de turismo vindos de 25 estados brasileiros e destinos internacionais no 9º JPA Travel Market – Festival de Turismo de João Pessoa.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, os indicadores apontados pelo MC&VB são fundamentais para comprovar a eficácia de um trabalho permanente e estratégico realizado pela Prefeitura em parceria com a entidade. “Avançar no segmento de eventos e negócios é fundamental para a manutenção do fluxo turístico durante todo o ano. São eventos esportivos, acadêmicos, culturais e científicos que contribuem diretamente para a economia local e prova disso são os números divulgados pelo Maceió Convention no último trimestre. Com o Maceió 360º, iniciamos um trabalho de fortalecimento dessas captações e fomento ao segmento junto à entidade”, reforçou o gestor.

Com grande visibilidade em ações de capacitações de agentes de viagens em várias regiões do Brasil – e até em outros países –  o Maceió 360º assumiu um importante papel na captação de eventos e promoção dos atrativos da capital alagoana para o público deste e de outros segmentos. O recurso inovador permite que os participantes tenham uma viagem virtual para o destino e conheçam de perto as belezas naturais, diversidade gastronômica, turismo de aventura e as riquezas do artesanato e cultura local, em uma experiência diferenciada que garante vantagem competitiva em relação a outros destinos.

Vantagens competitivas do Destino 

Nas disputas com outros destinos, Maceió se destaca na praticidade, com vantagens na infraestrutura, deslocamento e serviços ofertados. Por conta disso, o turista de negócios e eventos consegue aproveitar os atrativos da capital alagoana, já que tudo é muito perto e acessível. O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – onde acontece a maioria dos eventos na capital – por exemplo, fica a apenas 5 km do parque hoteleiro. A locomoção é rápida, o que dá aos visitantes mais horas de tempo livre, podendo desfrutar da bela orla, da gastronomia e até de outros destinos alagoanos mais próximos.

Para a diretora executiva do Maceió Convention, Danielle Novis, fortalecer o calendário de eventos consolida a capital alagoana no turismo de negócios e auxilia a hotelaria a manter boas taxas de ocupação, principalmente durante a baixa temporada. “Além dos eventos técnicos e científicos, estamos nos destacando também recebendo grandes competições esportivas nacionais e internacionais, a exemplo do IronMan. O turista de negócios e eventos é um público qualificado que viaja em qualquer época do ano e gasta duas vezes mais que o turista de lazer, o que gera um impacto muito positivo para a economia local. O Maceió 360º nos ajuda a divulgar as experiências que o turista poderá ter ao chegar na cidade, de uma forma envolvente e eficaz”, ressaltou. 

Até o fim deste ano, Maceió recebe diversos eventos. Entre os principais, destacam-se o Congresso Brasileiro de Enfermagem e Obstetrícia Neonatal, que trará a Maceió cerca de 4.500 participantes, e o 70º Congresso Nacional de Botânica, com a participação de aproximadamente 2000 pessoas.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]