Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/08/2019 às 13h00

Geral

Conselho da ONU se divide em relação a teste de míssil dos EUA

Os Estados Unidos (EUA) e a Rússia trocaram acusações em reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, após o teste de lançamento de míssil pelo governo norte-americano no último domingo (18).

A Rússia e a China pediram uma reunião nessa quinta-feira , depois que os EUA realizaram o teste de um míssil de cruzeiro terrestre. O desenvolvimento desses mísseis era proibido, de acordo com o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, que expirou no dia 2 de agosto passado.

O vice-embaixador russo, Dmitri Polyanskiy, culpou os Estados Unidos pelo fracasso do tratado russo-americano e advertiu sobre os riscos de surgir nova corrida armamentista, que não poderia ser controlada ou regulamentada.

Jonathan Cohen, embaixador em exercício dos Estados Unidos, disse que a Rússia havia violado deliberadamente o tratado e deslocado múltiplos mísseis de cruzeiro terrestre.

Acrescentou que os Estados Unidos estão tomando as medidas necessárias para lidar com a ameaça imposta pelas forças de mísseis de alcance intermediário, que estão sendo posicionadas em números ainda maiores pela Rússia e a China.

Izumi Nakamitsu, subsecretária-geral e alta representante das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, afirmou que o fim do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário não deveria ser o catalisador de uma nova e constrangedora competição de desenvolvimento, aquisição e proliferação de mísseis.

Nakamitsu disse ainda que evitar o surgimento e a disseminação de armas desestabilizadoras continua sendo uma tarefa vital, sem fim, para a comunidade internacional. Ela pediu novas abordagens multilaterais que tenham força legal internacionalmente.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]