Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
23/08/2019 às 11h30

Geral

Coreia do Sul pretende minimizar disputa comercial com o Japão

Ministro pretende reduzir impacto econômico negativo sobre a Coreia

A Coréia do Sul informou nesta sexta-feira que vai tentar minimizar as possíveis conseqüências da disputa comercial com o Japão, que pode aumentar ainda mais com a decisão coreana de encerrar um pacto militar de compartilhamento de informações. com o vizinho.

"Vamos administrar de perto a situação para garantir que o impacto econômico negativo seja minimizado sob todas as circunstâncias", disse o ministro das Finanças, Hong Nam-ki, em encontro com repórteres em Sejong.

O ministro das Finanças, Hong Nam-ki, conversou com repórteres em Sejong, um centro administrativo localizado a 130 quilômetros a sudeste de Seul, hoje (23). 

Os comentários vieram um dia depois de a Coréia do Sul ter anunciado que não estenderá o Acordo Geral de Segurança de Informações Militares com o Japão, em sua mais forte reação às restrições de exportação do Japão.

Hong disse que a Coréia do Sul manterá registros 24 horas por dia sobre os mercados financeiros e que um plano de contingência está em vigor para lidar com o aumento da volatilidade sobre a decisão de Seul de descartar o pacto militar com o Japão.

"De uma perspectiva econômica, dificuldades e incertezas podem não ser facilmente eliminadas, dependendo de como o Japão reaja" sobre a decisão de encerrar o pacto militar, disse Hong em uma reunião separada com chefes de grupos de pesquisa estatais e independentes em Seul. "É difícil prever como as coisas vão acontecer."

O mais recente movimento da Coréia do Sul ocorre no momento em que as relações bilaterais mergulharam em seus níveis mais baixos nas últimas décadas devido a uma disputa comercial decorrente do uso de coreanos pelos japoneses durante o período de 1910-1945 na península coreana.

O Japão impôs regulamentações mais rigorosas sobre as exportações para a Coreia do Sul de três materiais - resistentes, gás corrosivo e poliimida fluorada - que são críticos para a produção de semicondutores e displays flexíveis.

O Japão também retirou a Coreia do Sul de sua lista de parceiros comerciais confiáveis ​​em retaliação contra as decisões da Suprema Corte do ano passado na Coreia do Sul, ordenando que as empresas japonesas compensassem as vítimas sul-coreanas de trabalho forçado.

Hong reiterou a exigência da Coreia do Sul de que o Japão acabe com as restrições às exportações, mas a recente disputa entre os vizinhos sugere que eles provavelmente não vão consertar suas amarras e colocar sua cooperação econômica de volta no caminho certo em breve.

Surgiram preocupações de que a guerra comercial entre os dois vizinhos poderia pesar sobre a economia sul-coreana, mas Hong disse que não é hora de revisar a meta de crescimento da Coréia do Sul este ano.

Na quinta-feira, Hong disse aos legisladores que "não será fácil" para a Coreia do Sul atingir sua meta de crescimento de 2,4% ou 2,5%.

Em julho, a Coreia do Sul reduziu suas perspectivas de crescimento econômico para este ano, entre 2,4% e 2,5%, ante previsão anterior de 2,6% a 2,7% em dezembro, citando exportações fracas e investimentos lentos.

A agência global de classificação Standard & Poor's reduziu drasticamente sua previsão de crescimento para a economia sul-coreana este ano, para 2 por cento da previsão anterior de 2,4 por cento em abril, devido à crescente incerteza sobre as perspectivas do comércio global e o consumo mais fraco.

Em um movimento para revitalizar a economia, Hong disse que o governo está considerando elevar o orçamento do ano que vem para US$ 423,5 bilhões, um aumento de 9% em relação a 2019.

O projeto de orçamento, se aprovado pelo parlamento, aumentaria a dívida nacional da Coreia do Sul para o limite superior de 39% de seu produto interno bruto em 2020, em comparação com 37,2% em 2019.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]