Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
24/06/2019 às 08h00

Geral

TRT/AL nega pedido de liminar para impedir greve de jornalistas

Divulgação

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), desembargadora Anne Inojosa, negou neste domingo (23.06) liminar requerida pela TV Ponta Verde para manter as atividades na empresa durante a greve convocada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas para a próxima terça-feira (25.06).

Na ação de dissídio coletivo com pedido de tutela antecipada, ajuizada na tarde da última sexta-feira (21.06), a TV Ponta Verde pedia a decretação da abusividade da greve ou a determinação de manutenção de 80% das atividades, sob a alegação de que a empresa presta serviços essenciais de telecomunicações e que a paralisação anunciada não observaria qualquer dos requisitos previstos na Lei n.º 7.783/89, que disciplina o direito de greve nas atividades essenciais.

Também justificou que se a paralisação ocorresse não estaria garantida a transmissão da programação da emissora, o que, por si só, já prejudicaria o faturamento, comprometendo, sobremaneira, a continuidade de suas atividades e por consequência a manutenção dos postos de trabalho.

Em sua decisão, a desembargadora Anne Inojosa ressaltou que já tramita no TRT/AL um Dissídio Coletivo (DC - 0000103-90.2019.5.19.0000), no qual foram realizadas reunião e audiências, a última delas em 19 de junho, tendo sido frustradas as tentativas de conciliação entre os jornalistas e as empresas de comunicação.

Inicialmente o Sindicato dos Jornalistas pediu o reajuste do piso e dos salários dos jornalistas no percentual correspondente à variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e concessão de aumento real de 5%. A proposta apresentada pelas empresas foi a redução em 40% do valor do piso da categoria para novas contratações. Como as partes não chegaram a um entendimento, o dissídio será remetido ao Ministério Público do Trabalho para emissão de parecer e, em seguida, devolvido ao TRT/AL para distribuição a relator e revisor e posterior julgamento pelo Pleno do Tribunal.

Ao analisar o pedido de liminar, a presidente do TRT/AL lembrou que o artigo 9º da Constituição Federal assegura o direito de greve a todos os trabalhadores, mas guarda determinadas peculiaridades quando se tratar de atividades ou serviços ditos "essenciais", garantindo a necessidade de prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

“Neste contexto, em que pese considerar que os serviços de comunicação e radiodifusão inserem-se no conceito de "telecomunicações" latu sensu, estando no elenco de "serviços ou atividades essenciais" previsto no art.10 da mencionada Lei, estes abrangem um variado leque de atividades, que vão desde a telefonia até televisão, sendo que os últimos não possuem a essencialidade do primeiro, uma vez que prestados em regime concorrencial, não implicando paralisação em decorrência do movimento grevista em obstaculização ao seu funcionamento”, justificou a desembargadora.

Ainda segundo a decisão, a TV Ponta Verde não demonstrou em sua peça inicial que a ausência de prestação do serviço implicasse afronta à ordem constitucional ou gerasse risco social, motivo pelo qual não verificou aparência do bom direito e o perigo da demora, que justificassem a concessão da liminar.

A presidente do TRT determinou a publicação do inteiro teor da decisão no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT) e que fosse dada ciência às partes e ao MPT, por oficial de justiça.


Fonte: Ascom TRT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]