Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
24/05/2019 às 13h02

Geral

Projeto dá visibilidade a jovens que vivem em abrigos

Iniciativa foi lançada durante Encontro de Adoção, nesta sexta (24); ‘Nossas sociedades condenam pobres à invisibilidade’, afirmou Tutmés Airan

“O direito de ter uma família é mais do que ter um pai e uma mãe. É o direito de ter afeto, carinho, um lar. E é, sobretudo, o direito de ter um futuro. Talvez de todos os direitos, é o que mais me preocupa”. O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, trouxe essa reflexão para a abertura do 8º Encontro Estadual de Adoção.

O Judiciário realizou o evento durante toda a manhã desta sexta-feira (24), na Escola Superior da Magistratura (Esmal). O encontro reuniu magistrados, conselheiros tutelares, psicólogos e assistentes sociais, e busca dar voz a crianças e adolescentes que aguardam adoção em abrigos de Maceió.

“As nossas sociedades infelizmente condenam milhares de pessoas pobres à invisibilidade. É como se essas pessoas não existissem, fossem apenas um número nas estatísticas oficiais”, disse o presidente do TJ.

Na ocasião, foi lançado o projeto Adoções Possíveis, de incentivo à adoção tardia. A iniciativa, desenvolvida pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij) e a Diretoria de Comunicação do TJAL, produziu vídeos de adolescentes que estão em abrigos e desejam ter uma família.

“É um marco divisor do nosso trabalho de infância e juventude”, afirma a juíza Fátima Pirauá, coordenadora da Ceij. Os vídeos com os depoimentos os jovens estão disponíveis no site do projeto e em uma playlist no Youtube, e serão postados nos perfis oficiais do TJ no Instagram e no Facebook.

“Vamos, com certeza, fazer com que essa visibilidade traga um direito fundamental a essas crianças e adolescentes, que é ter uma família”, disse a magistrada. Ela ressaltou que os pretendentes à adoção precisam ter a mente aberta para aceitar o perfil dos menores que estão nos abrigos.

“As crianças idealizadas pelos adotantes infelizmente não são as que estão nas unidades de acolhimento de Maceió”, observou Fátima Pirauá.

O diretor de Comunicação do Tribunal, Maikel Marques, explicou ao público a estratégia da campanha e pediu que todos compartilhem o material. “O apoio da imprensa já começou, mas o trabalho de vocês é fundamental. Se cada um compartilhar com quatro, cinco amigos, isso aí se espalha e será possível mudar a vida dessas crianças e adolescentes”.

Maikel esclareceu que os vídeos foram filmados apenas com os menores que manifestaram interesse, e foram autorizados pela juíza Fátima Pirauá. Atualmente estão disponíveis nove vídeos, mas outros estão sendo preparados.


Fonte: Dicom TJ/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]