Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
24/05/2019 às 11h38

Geral

Corregedoria busca combater estelionato previdenciário junto ao INSS, IPrev, MP e AMA

Representantes dos órgãos enalteceram a importância do Provimento n° 8 da CGJ/AL, que diz respeito à comunicação de nascimentos e óbitos em até 24 horas por meio do SIRC

Representantes do INSS, IPrev, MP e AMA estudaram formas de coibir a fraude previdenciária durante reunião nessa quinta (23). - Niel Antonio/Ascom

Com o objetivo de combater as fraudes previdenciárias, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Tourinho, dialogou com representantes do Ministério Público Estadual (MPE), da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), da Previdência Municipal e da Justiça Federal nessa quinta-feira (23), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Um dos focos da reunião foi o Provimento nº 8, de 12 de março de 2019, publicado pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL), que determina aos oficiais de registro civil a disponibilização de dados de nascimento e óbitos em 24 horas, através do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC).

A presidente do Instituto de Previdência de Maceió, Fabiana Toledo, comentou sobre a relevância do provimento no combate ao estelionato previdenciário. “Esse Provimento número 8 facilita muito em nosso caso. A partir do momento em que os cartórios são obrigados a entregar informações mais completas, a gente consegue identificar, de forma muito mais simples e rápida, os óbitos dentro do quadro dos beneficiários do Instituto de Previdência de Maceió. É uma grande cooperação, porque, na verdade, o retorno pra gente vai ser muito positivo. Essa ação é importante para o INSS, mas também para todos os regimes próprios de previdência do Estado de Alagoas. É importante que todos os institutos de previdência tenham ciência dessa ação da Corregedoria”, destaca Toledo. 

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, apontou uma das atitudes que deverão ser tomadas. “Esse problema da previdência é de todo o país, de todos nós, e estamos dispostos a firmar essa parceria junto com o INSS, junto com a Corregedoria de Justiça, os cartórios, para que a gente possa avançar e diminuir as fraudes contra o Instituto de Previdência. Vamos, juntamente com o Ministério Público, com o INSS, com os órgãos aqui presentes fazer uma campanha de alerta aos gestores, de alerta aos cartórios, para que a gente possa contribuir com essas informações e que o INSS possa diminuir o número de fraudes contra o Instituto”.

Já o procurador federal do INSS, João de Deus, parabenizou o trabalho do desembargador Fernando Tourinho. “O Provimento número 8 é realmente uma vitória. O doutor Rodrigo Dowsley tem feito essas visitas na região Nordeste, prioritariamente. E essas visitas têm fluído com a fórmula de expedição desses provimentos. Alagoas foi o único estado que, antes dele chegar, o provimento já havia sido publicado e isso é um grande mérito do corregedor Fernando Tourinho”, disse.

Encaminhamentos

Os representantes das instituições já devem tomar algumas atitudes com base no que foi acordado durante a reunião. “O presidente da AMA se comprometeu de verificar junto aos prefeitos o que está acontecendo entre o falecimento e do registro de óbito. O Ministério Público se comprometeu a fazer uma recomendação aos promotores para que se engajem e fiscalizem essa ação. O INSS, a previdência municipal e estadual, se comprometeu a avisar a Corregedoria naqueles casos específicos em que foi detectada a fraude de meses, para que a gente possa verificar junto ao cartório se houve ou não registro, para ter a certeza de que o cartório está comunicando o SIRC”, conta o corregedor-geral Fernando Tourinho. 

O desembargador também elogiou o engajamento dos órgãos. “Foi uma forma integrada que eu achei muito proveitosa, porque todos se comprometeram a tentar resolver ou, pelo menos, minimizar essa evasão de receita que está acontecendo hoje nas três esferas da Previdência: municipal, estadual e federal”, finaliza.


Fonte: Ascom CGJ/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]